quarta-feira, 17 de outubro de 2012

6 dicas para delegar mais

É uma questão de manter a sanidade mental – e também de avanço do negócio. Uma hora, você precisa se desapegar de algumas tarefas e delegar. Como disse James Cash Penney, fundador da rede de varejo americana JC Penney, “a maneira certeira de um executivo se matar é negar-se a aprender como, quando e para quem delegar trabalho”.

Harvey Mackay, empresário e autor de livros de gestão e vendas, afirma em sua coluna na Inc: “As pessoas não vão desapontá-lo se entenderem que o seu destino está nas mãos dela, e vice-versa”.

Os gestores muitas vezes confundem delegar com repassar trabalho. Então eles não delegam e acabam perdendo o seu tempo – além de recursos da companhia. “Na minha empresa, chegou um dia em que nós havíamos crescido ao ponto em que eu precisei contratar uma pessoa para comandar a empresa no dia a dia, enquanto eu olhava para o horizonte, estudando a nossa indústria e o nosso futuro. Eu aprendi rapidamente que delegar exige um desvio fora da sua zona de conforto”, afirma Mackay.

Então, como se começa a delegar com sucesso? Vejas dicas que o empresário deu no site da Inc.


Não procure a perfeição

O seu objetivo é completar a tarefa, e não criar uma obra de arte. Estabeleça um padrão de qualidade e um tempo justo para atingi-lo. Uma vez que você determinou as expectativas, deixe a sua equipe decidir como desenvolver o projeto.


Dê instruções detalhadas

Tenha a certeza de que seu funcionário tem todas as informações necessárias para entregar o trabalho. Confirme se ele ou ela entende e aceita as exigências.


Pare de acreditar que você é o único que pode fazer o trabalho

Não é porque um empregado faz o trabalho de maneira diferente que ele não consiga fazê-lo bem. Se você determinou o objetivo e os padrões para seguir, a metodologia não deve ser necessariamente a sua. Uma parte importante de delegar é que o processo ajuda a desenvolver os profissionais e cria um ambiente de trabalho melhor.


Concentre-se no treinamento

Delegar não significa repassar o trabalho que você não gosta de fazer, mas sim deixar os funcionários aumentarem suas habilidades. Na medida em que você dá maior responsabilidade, é importante entender que aprender novas técnicas pode significar cometer erros. Não puna os empregados que fazem um esforço de boa-fé para realizar tudo da melhor maneira.


Verifique o progresso

Deixe o funcionário fazer o trabalho, mas olhe o progresso periodicamente. Não é necessário acompanhar todos os movimentos. Quando você desenhar as expectativas, no começo, determine também os momentos de verificação.


Agradeça a quem aceitou a responsabilidade

Tenha a certeza de que os esforços dos seus funcionários são reconhecidos e apreciados.

A moral da história, segundo Mackay: os melhores gestores têm como objetivo tornarem-se desnecessários para sua equipe.


Fonte: Revista PEGN - Papo de Empreendedor
17/10/2012

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