Estágio Supervisionado


ESTÁGIO SUPERVISIONADO - CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

O Estágio Supervisionado é um procedimento didático pedagógico interdisciplinar e avaliativo, articulador da teoria com a prática e do ensino com a pesquisa, que busca oferecer aos alunos oportunidade de introdução no mercado de trabalho, através da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o curso. A integração da teoria à prática, vivenciada em situações e problemas relativos à profissão escolhida, estimula o pensamento crítico do estudante e possibilita a formação de um profissional apto a enfrentar desafios.

A realização do Estágio Supervisionado é requisito curricular obrigatório para obtenção do grau acadêmico na área de Administração, e suas atividades devem ser acompanhadas por pessoas designadas pela empresa e professores da Instituição, para assim colaborarem no processo educativo-formativo dos alunos.

Concebido em 2 períodos (semestres), o estágio inicia-se no 6º período e conclui-se no 7º período, orientado por uma ementa que define o objetivo, a orientação para a realização do estágio, a escolha e apresentação da organização escolhida, elaboração de um referencial teórico para sustentação das atividades de estágio.

São objetivos das atividades de estágio do curso de Administração da FACIHUS/FUCAMP:

1) Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societário.
2) Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas.
3) Complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional.
4) Refletir, sistematizar e testar conhecimentos teóricos e instrumentos discutidos em sala de aula, através de experiências concretas, de observação, reflexão e formação de conceitos, levantando problemas de Gestão e propondo sistemas, planos e programas em ambiente empresarial ou institucional.
5) Propiciar ao aluno-estagiário vivência da realidade profissional e familiarização com o futuro ambiente de trabalho e dos negócios.
6) Estabelecer integração efetiva entre a faculdade e a empresa, contribuindo para a atualização e o aprimoramento constante do currículo escolar.
7) Favorecer o conhecimento e a aplicação de novas tecnologias, metodologias e organização do trabalho.


As habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos durante o período de estágio supervisionado em Administração são:

1) Comunicação interpessoal, intercultural e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade das organizações;
2) Exercício da criatividade, a iniciativa e a autonomia na tomada de decisões em contextos e situações profissionais;
3) Utilização adequada das ferramentas de Administração e outros recursos tecnológicos;
4) Atuação em equipes;
5) Espírito empreendedor.


ORIENTAÇÕES GERAIS AOS DISCENTES ESTAGIÁRIOS:

Documentos obrigatórios a serem entregues juntamente com os modelos a serem preenchidos (Convênio de Estágio e Complementação Curricular, Termo de Compromisso de Estágio e Formulário de Acompanhamento e Supervisão de Estágio - Controle de Horas)

1) Para o aluno que é funcionário da Organização onde for estagiar: apresentar xerox autenticada em cartório da carteira de trabalho da página da foto e identificação do trabalhador e a página do contrato de trabalho na carteira.

2) Para o aluno que é proprietário da Organização onde irá estagiar: apresentar xerox autenticada do contrato de constituição da Organização e sua última alteração contratual, caso haja.

3) Para o aluno que já é estagiário da Organização: apresentar xerox ou original do contrato do CIEE ou equivalente de outra Organização ou declaração de estágio expedida pela Organização e contrato de estágio entre a Organização e a FUCAMP.


Acesse a Lei do Estágio - Lei nº 11.788/2008


Conheça a Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio