Perguntas Frequentes

TEMA: APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

1. Qual a documentação necessária para aproveitar disciplinas cursadas em outra instituição de ensino superior? Possuí algum custo?
Para solicitar um Aproveitamento de Estudos, você deve entregar os documentos originais do seu Histórico Escolar e dos Conteúdos Programáticos das disciplinas na Secretaria Acadêmica da FUCAMP. Não há prazo para validar a solicitação. O prazo para análise, após o encaminhamento, é de até 2 meses. Não há custo para a solicitação de aproveitamento de estudos.
2. Posso aproveitar disciplinas cursadas em nível médio e cursos de extensão para o curso de graduação?
Não. Somente é possível aproveitamento por disciplinas cursadas em instituição de ensino superior, mas é necessário que a disciplina seja cursada em nível de graduação, mestrado ou doutorado.
3. Como fico sabendo do resultado da minha solicitação de aproveitamento de estudos?
Será comunicado diretamente ao aluno que o aproveitamento de estudos foi concluído e que estará disponibilizado na Secretaria Acadêmica da FUCAMP. Até a data de divulgação, o aluno deve efetuar a matrícula com orientação da coordenação do curso. 
      
4. Em caso de ingresso na Faculdade pelas modalidades Extravestibular (transferência externa, diplomado em curso superior, transferência interna), é necessário solicitar aproveitamento de estudos? Qual é o prazo de resposta?
Sim. O aluno poderá encaminhar para a Secretaria Acadêmica da FUCAMP a solicitação de aproveitamento dos estudos já realizados que deseja aproveitar no curso pretendido. Também poderá solicitar através do Atendimento (presencialmente). A documentação anexada na solicitação deverá ser entregue na Instituição em via original posteriormente, como condição para efetivação dos aproveitamentos. Prazo: Em até 10 dias úteis após a solicitação, o aluno é comunicado sobre o resultado do aproveitamento.
TEMA: ATIVIDADES COMPLEMENTARES
1. O que são atividades complementares?
As Atividades Complementares são atividades extracurriculares de diferentes modalidades, exigidas para complementar os objetivos formativos e o perfil profissiográfico do curso. São definidas em normas específicas para cada curso, junto à grade curricular, e estão sujeitas aos requisitos e condições estabelecidas para sua incorporação/aproveitamento ao respectivo currículo.
2. Como faço para aproveitar publicações como Atividades Complementares?
Em casos de aproveitamento de publicações (se previsto na regulamentação do curso) você deve comparecer na coordenação de curso, trazendo fotocópia (frente e verso) dos documentos referentes às atividades que deseja encaminhar como Atividade Complementar e as vias originais da obra para devida autenticação. É necessário entregar uma cópia do artigo publicado e dos dados catalográficos.
3. Como faço para aproveitar estágios realizados em empresas ou Instituições conveniadas com a FUCAMP como Atividades Complementares?
Para solicitar o aproveitamento de estágio não-obrigatório como atividades complementares, você deve fazer a impressão de 03 vias do termo de finalização do estágio. Este documento comprova a finalização do estágio na parte concedente e o cumprimento da carga horária total do estágio. Deve ser assinado, preenchido pela parte concedente e entregue na coordenação de curso. Se o estágio tiver desempenho satisfatório, haverá o encaminhamento da documentação para o aproveitamento da atividade complementar.
4. Como faço para aproveitar estágios realizados na FUCAMP como Atividades Complementares?
Após a conclusão do seu estágio, você deve solicitar o seu certificado na coordenação de curso. O certificado somente será emitido se você já tiver entregado o relatório final do estágio e a avaliação do supervisor, contendo a carga horária total do estágio, na coordenação de curso. Com o certificado em mãos, entregue uma cópia deste certificado na coordenação de curso para o seu aproveitamento como Atividades Complementares.
5. Como faço para aproveitar extensão, palestras e seminários como Atividades Complementares?
O aproveitamento de Atividades Complementares decorrentes da participação em atividades de extensão (cursos, palestras, etc) promovidas por outras instituições, independentemente de sua temática, e a realização de cursos de idiomas em outras entidades, se previsto na regulamentação do curso, deve ser solicitado na coordenação de curso, trazendo fotocópia (frente e verso) dos documentos referentes às atividades que deseja encaminhar e as vias originais para autenticação. Nos documentos, deve constar seu nome, período de realização e carga horária total realizada. Caso os dados solicitados não constem no certificado, deverá ser entregue uma declaração da instituição que promoveu o evento onde constem os mesmos. A participação em atividades de extensão (cursos, palestras, etc), independentemente de sua temática, como atividades de monitoria realizadas na FUCAMP e avaliadas favoravelmente pelo professor responsável, exigem a entrega do certificado original e cópia para autenticação na coordenação de curso para encaminhamento como Atividade Complementar. 
TEMA: AVALIAÇÕES
1. Como é a avaliação no Curso de Bacharelado em Administração da FUCAMP?
A avaliação do rendimento escolar do aluno é realizada em cada disciplina mediante exercícios, trabalhos, testes, provas ou outras modalidades de aferição da aprendizagem, a critério do professor. Sendo que o professor deverá distribuir 60% da nota em Avaliações individuais e sem consulta e 40% da nota em Trabalhos individuais ou em grupos e sem ou com consulta. O aluno é considerado aprovado numa disciplina quando obtiver aproveitamento igual ou superior a 60,0 (sessenta) pontos e um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência. Em decorrência de determinação legal, não há abono de faltas.



TEMA: CONCLUSÃO DE CURSO


1. Neste semestre concluo meu curso de Graduação. O que devo fazer para encaminhar minha formatura?

No início do semestre no qual cumprirá as condições para concluir o curso e colar grau, você deve comparecer à reunião de formandos de seu curso. Nessa reunião, são transmitidas informações relacionadas à solicitação de colação de grau e aos procedimentos necessários para a participação na cerimônia de formatura. Caso você não conclua o curso no semestre em que requereu a colação de grau, deve solicitá-la novamente. Em caso de dúvidas sobre o acompanhamento de seu currículo ou sobre a formatura, assim como sobre a exclusão ou inclusão do seu nome da lista de formandos, entre em contato com a coordenação de curso e a secretaria acadêmica da IES.


2. Estou me formando e não tenho interesse em participar da solenidade. Posso solicitar formatura em gabinete? Como funciona?

Sim, pode. Para isso, você deve entrar em contato com o Secretaria Acadêmica e solicitar formalmente a formatura em data especial, justificando os motivos que lhe levam a pedir a colação de grau nesse formato. A formatura em data especial não tem custos para o aluno e ocorre na modalidade sem solenidade.


3. Meu curso tem o Enade como componente curricular obrigatório. O que ocorre se eu não participar do exame?

Nos cursos que possuem o Enade como componente curricular obrigatório, a realização do exame constará no histórico escolar. Se você for selecionado para participar do exame e não comparecer no dia da prova, você ficará impedido de colar grau, receber o histórico escolar ou o diploma, até que regularize sua situação junto ao MEC.       


Nenhum comentário: