Extensão


As atividades de extensão são percebidas como prática acadêmica que interliga a Instituição de Educação Superior (IES) nas suas atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da sociedade civil, possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia, cada vez mais, junto à sociedade, como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes.

É importante consolidar a prática da extensão, possibilitando a constante busca do equilíbrio entre as demandas socialmente exigidas e as inovações que surgem do trabalho acadêmico.

Nas atividades de extensão, os profissionais têm a oportunidade de levar para o espaço prático os conhecimentos que a instituição vem produzindo.

Nesta perspectiva, a aproximação da IES com a sociedade deve ocorrer tendo como norte a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois a tradução do conhecimento científico no campo operativo exige profissionais com competência para a produção do conhecimento científico e técnico, assim como exige habilidades de socializarem esses conhecimentos para segmentos da sociedade, de forma a contribuir para sua autonomia.

A extensão universitária passou a ter uma relevância na prática acadêmica à partir da Constituição Brasileira de 1988, quando formulou o princípio de indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão e no Art. 43 da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) ao estabelecer que a Educação Superior tem como uma de suas finalidades estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em partícular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

A partir destas referências legais pode-se compreender a extensão como difusão e transferência do conhecimento produzido no ambiente acadêmico.

Dentro desta concepção, a IES, vem procurando construir uma política capaz de articular as iniciativas dos seus diversos setores acadêmicos, buscando uma prática extensionista consoante aos desafios oferecidos pela realidade na qual se insere.

A extensão nos cursos da FUCAMP é desenvolvida atendendo as demandas acadêmicas e da comunidade externa. Esta é apresentada na forma de cursos, jornadas, simpósios, palestras, assessorias e consultorias, prestações de serviços ao setor produtivo da comunidade, atendimentos específicos, atividades esportivas de cultura e lazer, entre outras.

São consideradas como atividades de extensão universitária:

  1. Educação continuada (realizada de forma presencial, semi-presencial ou a distância): cursos de extensão, difusão cultural, atualização e temáticos de curta duração;
  2. Eventos técnico-científicos: organização de congressos, fóruns, encontros, seminários, ciclos de debates, simpósios, mesas redondas, conferências e similares, oficinas e workshops;
  3. Eventos artístico-culturais: concertos, oficinas, exposições, mostras, salões, espetáculos, festivais, recitais, shows e similares;
  4. Prestação de Serviços: assessoria, consultoria, etc.

Nenhum comentário: