quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Cinco dicas para se destacar em programas de trainee

"Formar bons profissionais é ainda uma das políticas de atração e retenção de muitas empresas e esse tipo de programa desperta o interesse de quem está no início da carreira", acredita Manoela Costa, consultora e gerente executiva da Page Talent.

Como você pode conferir aqui no Administradores, os diversos programas de trainee disponíveis tornaram-se o objetivo de muitos jovens formandos que desejam salários mais atraentes e aliados ao rápido crescimento na carreira. Manoela Costa, consultora e gerente executiva da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel responsável pelo recrutamento de estagiários e trainees, listou cinco dicas super valiosas para quem quer se destacar nos programas de trainee.

“Mesmo com o cenário econômico atual mais duro e competitivo, as empresas continuam apostando bastante nos programas de trainee. Formar bons profissionais é ainda uma das políticas de atração e retenção de muitas empresas e esse tipo de programa desperta o interesse de quem está no início da carreira. Os jovens candidatos que pretendem disputar essas vagas precisam estar antenados com o mercado e conhecer bem as empresas que estão oferecendo vagas para trainees”, avalia Manoela.

Abaixo você confere cinco dicas da especialista para conseguir um bom resultado nos processos de trainee:


1) Curiosidade intelectual

Segundo Manoela, "é necessário que o candidato tenha a curiosidade para buscar mais informações sobre as empresas, ir muito além daquelas que estão disponíveis nos processos". Para isso, vale buscar por notícias sobre a companhia na internet, bem como sua área de atuação e alguns dados disponíveis em redes sociais, como, por exmeplo, o seu público-alvo.


2) Humildade

"Os jovens precisam ter em mente que serão inseridos em ambiente novo e diferente do habitual", diz a especialista. Portanto, é essencial ter humildade para ouvir os conselhos dos mais experientes e conseguir desenvolver um bom trabalho final.


3) Senso crítico

Desenvolva a capacidade de questionar e analisar de maneira inteligente e racional as tarefas que você for submetido. Além disso, segundo a consultora da Page Talent, é essencial ter a ambição de buscar e dar sempre seu melhor desempenho.


4) Resiliência

Ter resiliência, ou seja, saber lidar com o sentimento de frustação e ter a capacidade de adaptação em algumas situações adversas, faz com que você crie resistência e se fortaleça perante os desafios da vida profissional e também pessoal. "Esse quesito é muito valorizado no mundo corporativo", complementa Manoela.


5) Autoconhecimento

"Saber falar de si mesmo, da sua trajetória, histórias, seus valores e ambições futuras é fundamental não só para os candidatos a trainee, mas para qualquer profissional do mercado de trabalho", finaliza a consultora.


Fonte: Portal Administradores.

Nenhum comentário: