sexta-feira, 17 de abril de 2015

Professor do Curso de Bacharelado em Administração e egressa do curso tem artigo publicado na Revista Metropolitana de Sustentabilidade – RMS

O Prof. Adm. Me. Cassio Raimundo Valdisser, em parceria com egressa do curso de Bacharelado em Administração – Suiane Renata Pereira Costa, tiveram o seu artigo: Uma Análise do Discurso Organizacional sob o Prisma da Responsabilidade Socioambiental: O Caso SABESP/An Analysis Of Speech In Organizational Prisma Of Social And Environmental Responsibility: The SABESP Case, publicado na Revista Metropolitana de Sustentabilidade – RMS.

O artigo é decorrente do Trabalho de Conclusão de Curso da egressa, o qual já havia sido aprovado no XV Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente – ENGEMA – 2013, evento promovido pela FEA-USP. Tal evento tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais, empresários e gestores públicos e privados envolvidos em novas abordagens em gestão ambiental nas empresas.


Abaixo, segue o resumo do trabalho:

Resumo:
A discussão sobre o papel das empresas quanto à responsabilidade socioambiental está cada dia mais presente nos meios de comunicação e nos trabalhos acadêmicos. Frente a esse cenário, muitas empresas investem em ações de responsabilidade social e ambiental para atenderem às exigências legais e as da sociedade que demanda uma postura responsável das empresas, que por sua vez, utilizam essas ações para promoverem sua imagem. O presente artigo tem por objetivo evidenciar as práticas sociais e ambientais da empresa SABESP por meio da análise de seu discurso organizacional. O referencial teórico aborda literaturas sobre responsabilidade social e ambiental em âmbito geral e a junção de ambas que originaram a terminologia “responsabilidade socioambiental”. Quanto à metodologia, foi realizado um estudo de caso em uma empresa que se destacou entre as demais pesquisadas e expostas às técnicas empregadas. Foi analisado o discurso e realçado às suas ações frente ao meio social e ambiental, e a partir dessa análise observados pontos relevantes sobre o marketing de sua marca e a questão de identidade da empresa.

Palavras-chave: Identidade organizacional; Imagem empresarial; Sustentabilidade.


Para acessar o artigo na íntegra, clique em: PDF

Nenhum comentário: