domingo, 21 de abril de 2013

A arte de administrar conflitos

Este foi o maior desafio apontado por gestores, segundo uma pesquisa das consultorias de RH LAB SSJ, Clave e ETalent

Os principais desafios de gestores novatos e experientes (Foto: LAB SSJ, Clave e ETalent)

Em física, o conceito de equilíbrio se refere a algo parado em um lugar, sob condições constantes. Ou seja, ausência de movimento. Na vida e no trabalho, esse cenário estável é estagnação – e estagnado ninguém muda de direção, de estratégia, de ritmo, de intensidade, mesmo quando é preciso. Logo, o equilíbrio que se almeja nas relações está mais próximo de um desequilíbrio administrado do que de uma harmonia sem fim. Encontrar a justa medida em que as opiniões e os temperamentos diferentes convivam em um conflito saudável é o principal desafio apontado pelos gestores, na pesquisa realizada pelas consultorias LAB SSJ, Clave e ETalent e divulgada pela NEGÓCIOS.
“Ninguém gosta de conflito, mas isso não significa que ele seja negativo”, afirma Isadora Marques, coordenadora de pesquisa do LAB SSJ. “Fechar a porta para quem discorda de você é empobrecer a troca e os resultados que podem vir de uma discussão criativa”, diz. Para ela, bom gestor consegue confrontar ideias, tolerar diferenças, reconhecer contribuições de quem pensa diferente, sem levar as diferenças para o lado pessoal.
Desenvolver essa habilidade depende mais de autocontrole emocional do que de fórmulas. É preciso, por exemplo, conhecer o que o tira do sério, qual seu impulso diante de uma situação desconfortável, como não se estressar quando alguém está exaltado bem à sua frente. E talvez esteja aí parte dos obstáculos encontrados pelos gestores: o autoconhecimento aparece em penúltimo lugar entre os 12 desafios listados na pesquisa (17,8% dos gestores novatos e 15,7% dos experientes assinalaram o item).
Para saber se tem se saído bem na arte de lidar com conflitos, uma sugestão é observar a reação de sua equipe depois de um debate ou situação tensa. Se as pessoas continuam se dando bem, entusiasmadas em colaborar e, no final de um projeto, os resultados aparecem, é sinal de que as divergências estão sendo bem aproveitadas. Caso contrário, talvez seja hora de deixar um pouco de desequilíbrio tomar conta do ambiente.


Fonte: Época NEGÓCIOS
21/04/2013

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