domingo, 25 de novembro de 2012

Workaholic, não. Worklover


Adorar trabalhar não significa necessariamente que você seja um workaholic. Talvez uma nova expressão seja mais adequada à sua personalidade: worklover!
 
Qual a diferença entre os dois termos? O worklover, além de trabalhar muito, descansa muito bem, adora se divertir, vive com intensidade e tem vínculos afetivos fortes. Ele trabalha muito porque adora o que faz.
 
O workaholic não consegue descansar porque geralmente vive preocupado. Quando está viajando não consegue se desligar do trabalho porque não sabe se divertir, não consegue fazer amizades e muito menos criar vínculos amorosos.
 
O workaholic pode até casar, mas não curte se entregar ao amor. Quando tem filhos, não sabe brincar com eles e, pior ainda, fica angustiado quando é divorciado e tem de levar os filhos para as férias: sua vida vira um caos, porque ele não sabe curtir os momentos com
as crianças.
 
No começo das férias o worklover até pode sofrer um pouco para se desligar do trabalho. Mas ele também sofre no final das férias, porque se envolveu com tantas coisas que gosta de fazer que fica difícil se desligar delas. A vida do worklover é cheia de emoções, em tudo o que ele faz.
 
Se você se identifica com o tipo workaholic, a aproximação das férias é um tempo de ansiedade. Sair do ambiente de trabalho, onde você tem a ilusão de ter controle dos sentimentos, se torna muito assustador. Ter tempo livre com os filhos, a mulher ou a namorada, parece ser algo que você não vai suportar porque não sabe como lidar com isso.
 
Ah, ainda tem o Natal!... Quando as pessoas se abraçam e se olham com mais intimidade e cumplicidade... Aí sim tudo fica mais complicado.
 
Se você acha que é um workaholic, o começo de dezembro é um bom momento para começar uma psicoterapia. Olhar para dentro de si mesmo é o primeiro passo para aprender a conviver com as pessoas que importam e curtir a vida.
 
Não perca tempo adiando soluções importantes. Deixar de ser um workaholic e se tornar um worklover é o melhor presente de final de ano que você pode dar para si próprio e para todos os que você ama.
 
 
Roberto Shinyashiki é palestrante e doutor em administração pela FEA-USP. É também autor dos best-sellers Sem Medo de Vencer; A Revolução dos Campeões; O Sucesso É Ser Feliz; Os Donos do Futuro; Você, a Alma do Negócio; O Poder da Solução; Heróis de Verdade; Tudo ou Nada e Os Segredos dos Campeões.
 
 
Fonte: Época NEGÓCIOS
25/11/2012

Nenhum comentário: