sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mudança Organizacional

"Preciso de serenidade para aceitar as coisas, que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para conhecer a diferença"... Niebuhr

O primeiro problema que se coloca em termos de cultura é se ela pode ou não ser objeto de estudo. Segundo Edward Taylor, é possível estudar a cultura, já que ela é um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capaz de proporcionar a formulação de leis. A partir desse pressuposto, o passo seguinte é entender como a cultura se desenvolve, como evolui e se transforma. Na visão da antropologia social, a cultura é o conjunto de significados compartilhados por um grupo, que permite a seus membros interpretar e agir sobre seu ambiente. Esse conceito, bastante simples em sua definição, revela dois elementos importantes: coletividade e comunicação.

O elemento "coletividade" exprime a necessidade de grupos humanos como meio propício ao desenvolvimento da cultura, por meio de trabalhos de grupo, participação nas decisões. Enquanto a "comunicação" refere-se à transmissão da informação como elemento-chave de sua evolução e a mudança cultural. Na verdade, para o desenvolvimento da cultura é necessário que, além dos grupos, existam as interações sociais entre seus membros. Dessas interações surgem os sistemas ideacionais que se expressam por meio dos valores, das crenças, dos mitos, das religiões, dos folclores, etc. São esses sistemas de ideias, desenvolvidos no âmbito grupal e expressos por representações simbólicas, que classificam e dão sentido ao mundo natural das pessoas. Legitimar a mudança cultural consiste em um processo de explicar e justificar a ordem institucional, prescrevendo validade cognitiva aos seus significados objetivados. Quando um grupo social tem que transmitir a uma nova geração a sua visão do mundo, surge a necessidade da legitimação.

A linguagem, como parte integrante do universo simbólico, atua como principal via de difusão cultural. Entretanto, é preciso observar que esse processo não é estático. Independentemente da velocidade, qualquer sistema cultural, quer pela dinâmica do próprio grupo onde se originou, quer por contatos com outros sistemas, está em constante mudança, o que determina sua evolução e transformação. Discutir e pesquisar sobre as questões da cultura organizacional vem tornando-se presença constante na maior parte das atividades profissionais. Mais do que um simples modismo, o estudo nesta área tem permitido compreender as organizações além daqueles aspectos abordados nas análises estruturais mais clássicas.

Em qualquer sociedade deve existir um mínimo de participação do indivíduo no conhecimento da cultura. Aprender a agir em determinadas situações e a prever o comportamento dos outros é condição essencial para o relacionamento do indivíduo com os demais membros do grupo. Esse processo de aprendizagem é conhecido como socialização.


Norival Carvalho Cunha
Professor Universitário - FUCAMP

Nenhum comentário: