terça-feira, 13 de novembro de 2012

ENADE - FUCAMP - 2012





Quem deve fazer a prova do ENADE 2012?
 
Você deverá participar do ENADE 2012 se for considerado concluinte de um dos cursos selecionados pelo Ministério da Educação. A escolha dos cursos é feita pelo MEC e a seleção dos alunos é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). Todos os cursos são reavaliados a cada três anos.
 
 
Quem é considerado concluinte?
 
Você é considerado concluinte se até o dia 6 de agosto de 2012 tiver concluído pelo menos 80% dos créditos do curso. Ou seja, você deve considerar somente os créditos concluídos em 2012/1. Os créditos matriculado em 2012/2 não são contabilizados. Você também é considerado concluinte se tiver previsão de concluir seu curso até agosto de 2013. Se este for o seu caso, fique atento à lista de inscritos.
 
 
Quem está dispensado de fazer a prova do ENADE 2012?
 
Ficam dispensados de realizar a prova em 2012 os estudantes que se enquadrem em uma das seguintes condições:

1) que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2012;
2) ingressantes dos cursos avaliados pelo ENADE 2012;
3) ingressantes e concluintes inscritos em situação irregular junto ao ENADE de anos anteriores.
 

Quando será a prova do ENADE 2012?

Já está definida a data do Enade 2012. Neste ano, o Exame será aplicado a todos os concluintes no dia 25 de novembro, domingo. Se você é um concluinte, anote desde já na sua agenda para que não haja conflito com outros compromissos. As provas iniciam às 13h00min. e o local onde você deverá realizá-la será informado pelo INEP diretamente a você após o preenchimento do Questionário do Estudante. O horário recomendado pelo INEP para chegada é 12h15min. É importante que todos fiquem atentos ao horário da Prova do ENADE: seu acesso será liberado entre 12h15min e 13h (horário de Brasília). Após esse horário, não será permitida a entrada do estudante.
 
Lembrem-se: o INEP recomenda a chegada no local da prova com bastante antecedência para não correr o risco de perder a prova e, com isso, não se formar. Sugerimos que todos cheguem quando os portões são abertos, às 12h15min.


Onde será a prova do ENADE 2012?
 
Para saber seu local de prova, você deve responder o Questionário do Estudante no site do INEP entre os dias 25 de outubro e 25 de novembro de 2012. Após o preenchimento você receberá a indicação do local onde realizará a prova. Como uma das etapas do ENADE, o preenchimento do Questionário do Estudante é uma das etapas obrigatórias no ENADE.

O Questionário traça um perfil socioeconômico em que aborda dados referentes ao estudante e à instituição e está dividido em três etapas: na primeira levanta dados sobre o estudante, em seguida, avalia a estrutura da instituição e, por fim, avalia a contribuição do curso para sua vida pessoal e profissional.

Atenção! O questionário poderá ficar indisponível. Caso não consiga acessá-lo, retorne mais tarde. Não deixe de preenchê-lo!
 
 
O que deverá levar para realizar a prova do ENADE 2012?
 
No dia da prova você deverá comparecer ao local indicado com pelo menos meia hora de antecedência. Além disso, você deverá ficar atento ao material que pode ser utilizado durante a prova:

Permitido: Você deverá levar um documento de identidade oficial, lápis, borracha e caneta esferográfica de cor azul ou preta. É permitido levar uma garrafa de água mineral.
  
Não permitido: Não será possível utilizar equipamentos eletrônicos, como celular, câmera fotográfica, equipamentos sonoros, calculadoras, entre outros, nem levar alimentos.
 
 
Quem já realizou o ENADE como ingressante precisa fazer como concluinte?
 
Os alunos que fizeram o ENADE como ingressantes e, em 2012, estão dentro dos parâmetros estabelecidos para estudantes concluintes, deverão realizar a prova novamente.
 
 
Alunos que estão com a matrícula trancada também terão que fazer o ENADE 2012?

Conforme determinação do MEC, se o aluno está dentro dos parâmetros estabelecidos para alunos concluintes, mesmo com a matrícula trancada, deverá ser inscrito no ENADE 2012 e realizar a prova para evitar situação de irregularidade caso venha reativar a sua matrícula no curso.
 
 
O aluno que nunca foi convocado poderá se formar sem fazer ENADE?

Sim. Como o exame de cada curso é trienal, alguns alunos podem não ser convocados por colarem grau antes do final das inscrições do ano em que será realizado o ENADE de seu curso. Nesses casos o aluno é considerado dispensado.
 
 
Como faço para realizar o ENADE caso esteja fora do estado realizando atividade curricular obrigatória?

O estudante selecionado que, durante o período de realização da prova, estiver fora do município de funcionamento do próprio curso por motivo de realização de atividade curricular obrigatória, deverá solicitar no Setor de Atendimento da FUCAMP, até o dia 31 de agosto, a realização do ENADE no município onde está localizada a instituição conveniada com a FUCAMP.
 
 
Como faço para realizar o ENADE caso esteja fora do estado por outro motivo?
 
O aluno selecionado, que não estiver realizando atividade curricular obrigatória fora do município de realização do seu curso, deve obrigatoriamente realizar a prova no local informado pelo site do INEP. Caso contrário, sua situação ficará irregular junto ao ENADE 2012.
 
 
Como proceder em caso de não comparecimento à prova?
 
Conforme Portaria 40/2007, o estudante inscrito e selecionado no ENADE e que, por força maior (problemas de saúde, mobilidade etc), não possa comparecer à prova deverá justificar sua ausência através do Sistema. Recomendamos a aguardar a divulgação dos procedimentos para solicitação de dispensa do ENADE 2012, por meio do site do INEP.
 
 
 
Para maiores informações, procure a Coordenação do Curso de Bacharelado em Administração

Nenhum comentário: