Eles foram feitos para serem livres pensadores, conectados,
famintos e questionadores. Eles quebram todas as regras dos escritórios. Os
veteranos precisam saber lidar com isso
A geração Millennial está mudando o mundo. São a faixa etária mais
expressiva no mercado de trabalho norte americano e, globalmente, têm um poder
de compra de U$2,45 trilhões. No Brasil, a consultoria Booz Allen diz que a
geração millennials será 44% da população economicamente ativa do país até
2016, movimentando R$ 268 bilhões. Isto faz deles, sem dúvidas, os mais
importantes colaboradores das empresas.
Como um Baby Boomer, eu ainda não passei um dia sem ouvir alguém
da minha geração lamentando sobre estas benditas crianças. Eles são mimados;
eles são preguiçosos (e de alguma forma sempre precisando de atenção); são
viciados em seus telefones celulares. As acusações, algumas vezes, são
justificáveis. Mas elas decorrem de um sério mal entendido.
Os Millenials não são como nós. Eles foram feitos para serem
livres pensadores, conectados, famintos e questionadores. Eles quebram todas as
regras dos escritórios. Isso significa que você, o chefe, com 30 anos de
experiência, o veterano – tem que mudar sua forma de pensar para utilizar ao
máximo os atributos únicos deles.
Aqui estão sete coisas que você deve saber sobre seus colegas mais
jovens, para que possa estimulá-los.
1. Eles são profissionais e pessoais ao mesmo tempo
Nós boomers bebemos da fonte da carreira acima de tudo. Os
Millennials cresceram vendo seus pais sacrificarem suas vidas pessoais por
objetivos profissionais, e não estão dispostos a fazer o mesmo. Trabalho e casa
não são coisas separadas para eles. Eles jogam enquanto trabalham e trabalham
enquanto jogam. Os Millennials executam múltiplas tarefas e fazem malabarismo.
Eles esperam que seus empregos sejam tão flexíveis quanto eles. Comparados com
outras faixas etárias, Millennials são os mais propensos a aceitar redução
salarial, renunciar uma promoção ou se realocar com o objetivo de manter vida
pessoal e profissional balanceadas.
Se você quer atrair e manter Millenials, você tem que
deixá-los trabalhar em seus próprios termos. Você tem que renunciar à mente
fechada.
2. Eles vão tentar fazer a diferença
Millennials não vão tentar vencer no trabalho sem esforço.
Eles querem sempre provar para que vieram, querem sempre ter um bom desempenho.
Eles têm mais opiniões - muitas mesmo – mas também um alto
índice de criatividade, maior do que qualquer outra geração. É assim que a
inovação é gerada, e para o seu negócio sobreviver, você tem que começar a
apostar em iniciativas novas. Deixe-os fazer a diferença.
3. Eles querem ser empoderados
Millennials foram criados para acreditar que cada um deles
merece estar à frente das coisas. Eles são assertivos com os mais experientes,
procuram por feedbacks regulares (e apreciam isso). Esperam relações recíprocas
com seus líderes. Eles demandam reconhecimento. Isto não é insubordinação, é
motivação.
Millennials irão trabalhar por toda a organização para vê-la
se movimentando e prosperando. Se você der oportunidades a eles para demonstrar
liderança, eles irão sempre além, irão se superar, e trabalhar pelas madrugadas
para finalizar suas atividades.
4. Eles querem mudança constante
Pessoas jovens, entrando no mercado de trabalho agora, podem
esperar ter em torno de 15 a 20 empregos no curso de suas vidas. O “portfolio
worker” talvez seja a classe que mais cresce no mercado de trabalho. E mesmo
que eles sempre estejam mudando de emprego, isso não indica, necessariamente,
falta de lealdade à companhia. A devoção deles tem limites – igualzinha a dos
cliente moderno.
Eles não se impressionarão pelas promessas de crescimento
profissional para daqui 10 anos. Eles querem saber o que eles farão amanhã e
qual será o próximo desafio. Se você quer tê-los por perto, seu negócio precisa
se adaptar a este senso de urgência.
5. Eles sabem tudo
Ao menos, eles acham que sabem. Se você não concorda,
considere que o problema pode simplesmente estar no significado da palavra
saber. Para esta geração, saber algo é o mesmo que ter acesso a isso. Eles
pensam: “porque devo memorizar esta frase quando eu posso procurá-la a qualquer
momento?”
Eles trabalham e aprendem não com suas cabeças, mas com as
pontas de seus dedos. Eles sabem instintivamente como achar um dado, o que
desafia o aprendizado tradicional.
6. Geralmente eles entendem muito de tecnologia
Millennials têm sede de conhecimento. E por “conhecimento”,
eu quero dizer gadgets. Eles são naturalmente especializados em tecnologia:
eles gostam de mudança, experimentação, usam bem o que aprendem. Seus
colaboradores desta geração são muito ligados à tecnologia. Eles têm
habilidades que você não tem. Ao invés de ter medo, eles aceitam com
entusiasmo.
Você já sabe que seu negócio tem que trazer novas
tecnologias para sobreviver, então deixe os millennials serem seus guias na adoção de novos
softwares e ferramentas.
7. Eles são o fio condutor com seus clientes
Muitos de seus clientes são millennials, e o caminho para
atingi-los está dentro de sua organização. Seus colaboradores desta geração
podem ser de muita ajuda para conectar sua empresa ao buzz online, respondendo
às solicitações dos clientes, resolvendo seus problemas, e ajudando a construir
a voz do cliente moderno (e super conectado) em seu negócio.
Pequenos passos que você pode tentar
Millennials podem ser mais difíceis de recrutar, reter,
motivar e gerir do que qualquer outra geração, mas eles podem ser também os de
mais alta performance. Eles serão uma salvação para quem conseguir geri-los.
Aqui estão algumas pequenas mudanças que você pode fazer imediatamente para
explorar o potencial deles.
Mentoria Reversa
Eu pedi para minha filha me ajudar com o Snapchat dia
desses. E assim que novos apps e redes começam a brotar, tenho certeza que
terei mais exemplos dela me mostrando como utilizar. O mesmo pode ser aplicado
em uma configuração de negócios. Os Millennials são geralmente o primeiro grupo
a adotar uma nova plataforma ou tecnologia – os executivos podem prestar
atenção nestes early adopters para que eles os aconselhem em novas iniciativas.
“Cliente 0”
Você pode gastar milhões para conduzir pesquisas e
implementar testes de programas beta. Ou você pode olhar para os indivíduos de
dentro de sua organização e testar com eles novos produtos e atualizações. Os
Millennials podem ser seus novos “Clientes 0”.
Check-ins mensais
Por último, e mais óbvio, fale com eles. Faça reuniões com
os Millennials de seu departamento mensalmente para pegar insights. Pergunte
para eles: o que vai bem? O que deve ser melhorado? Qual seu novo aplicativo
favorito?
Para encerrar
Quebrar as barreiras entre gerações não requer esforços
absurdos – pode começar com uma conversa. E você pode se surpreender com o que
vai descobrir.
Por: Carlos Dominguez (Presidente e COO da Sprinklr)
Fonte: Portal Administradores
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