Estudar e Aprender Rápido é
Possível Com o Uso de Boas Estratégias de Aprendizagem
Quer uma fórmula mágica para estudar e aprender rápido? Se existe eu
não a tenho. Não é essa a minha novidade, muito pelo contrário. Não conheço
nenhuma fórmula mágica, apesar de em minha época de estudante do ensino
fundamental e médio ter o anseio em descobri-la. Talvez por tê-la procurado tanto,
acabei descobrindo um meio muito melhor do que magia. Encontrei estratégias e
ferramentas para se aprender a aprender e estudar, o que consequentemente
tornar esse processo rápido e eficaz. É baseada nesse processo de aprender a
aprender que pretendo elucidar essa resposta.
No entanto, há evidentemente outro objetivo
nesse texto. Além de comunicar o que para muitos era óbvio, estamos aqui nos
propondo a apresentar um processo estratégico para que você possa aprender
sobre como estudar e aprender rápido. Que
tal?
Certa vez, após perder várias vezes no jogo de
damas para um excelente jogador questionei em voz alta o motivo de estar
perdendo tanto. Eu me surpreendi com a resposta que ele me deu carregada
de uma sugestão : “ Qualquer estratégia que você usa é melhor do que não
usar nenhuma estratégia, por isso encontre logo a sua e ganhe de mim.”
A partir desse momento, nunca mais joguei damas
do modo que jogava antes. Hoje, sendo psicopedagoga pratico esse princípio
diariamente. A importância da sugestão dada é algo que faz parte do meu
cotidiano, seja na clínica ou para tudo o que faço na vida,incluindo
estudar e aprender. Você precisam conhecer o tabuleiro e as regras do jogo,
assim como as demais estratégias para superar seu adversário.
Estudar e aprender, requer os mesmos
princípios. Aprender os tipos das estratégias de aprendizagem e
manuseá-las adequadamente poderá fazer toda a diferença
na hora de colher os resultados. Do contrário, poderá ficar preso a apenas uma
forma de jogar “batendo cabeça” e
fazendo as mesmas jogadas que lhe promovem frustração e fracasso muitas
vezes.
Há uma diferença enorme entre estudar no laissezfaire - deixai fazer ou usando Estratégias de Aprendizagem através da Metacognição. As
experiências são tão precisa quanto jogar damas ou xadrez com
estratégias.
Se colocássemos dois carros com motoristas
comumente desinformados e uma meta com um prazo determinado,
em qual vocês apostariam que chegaria primeiro ao seu destino? O
motorista que “deixa a vida me levar” ou o organizado, que teve o cuidado
de preparar todo o trajeto pelo GPS, Google Maps ou algo do gênero?Um deles
poderá chegar antes ao destino, chegar tranquilamente e quem sabe até mais
rápido ao destino desejado? Isso é possível? É mágica ou planejamento? A
Estratégia pode parecer mágica! Mas o segredo foi a organização do
trajeto e o planejamento da meta a ser alcançada. A analogia sobre como estudar
e aprender rápido é quase perfeita.
Quando falamos de como estudar e aprender rápido,
precisamos definir o conceito de rápido. O quão rápido você deseja ser na hora
de estudar? Será que rápido são: três meses, um mês, um dia ou uma hora. Nem
pense em me dizer um minuto, porque aí seria magia.
Assim como ir para São Paulo requer no mínimo 50
minutos de avião, que é hoje o meio de transporte mais rápido existente no
Brasil. Para estudar e aprender rápido precisamos em primeiro lugar: saber
de onde partimos, para onde queremos ir, qual o mínimo do tempo
temos disponível e como iremos chegar até lá. E finalmente, temos que checar se
chegamos ou não até o objetivo desejado ou se estamos em outro lugar.
Outro ponto muito importante se refere ao
autoconhecimento do que você sabe sobre esse assunto e do que ainda não
sabe, mas precisa saber para esse objetivo. Ao tomar conhecimento desse fato,
você poderá ganhar tempo nesse trajeto, já que irá focar no que precisa saber e
não perderá tempo estudando o que já sabe ou o que não é interessante para você
para alcançar seu objetivo
Esse processo também lhe possibilita desenvolver
o seu autoconhecimento, autoreflexão, responsabilidade e autonomia. Pois aqui
partimos do princípio de que você é responsável por seu próprio processo de
aprendizagem. Não é o professor, não é a escola, mas sim você.
Sua escola e seus professores passam a ser
parceiros da sua aprendizagem, no entanto a tarefa de aprender é sua. A
descoberta ou “insigth” é você quem
fará. Ninguém poderá aprender por você. É você quem saberá: o que precisa
estudar o que precisa aprender como fará para aprender esse conteúdo e
finalmente como saberá que aprendeu.
Estudar aprendendo pode ser um processo rápido,
porém para estudar e aprender rápido você precisará de algumas estratégias,
pois se não for assim você não conseguirá esse objetivo.
O perigo que estudar sem estratégias oferece é o
de propiciar erros básicos:
1º,
refiro–me ao que confunde o ato de estudar com o da leitura
recreativa (aquela que leem quando estão apenas se distraindo) e,
2º,
não calcular adequadamente o tempo necessário para realizar todo o processo que
o aprender necessita. Estudar e aprender rápido é possível, desde que você
organize e planeje seu aprendizado.
A razão pela qual a maioria das pessoas se
atrapalham com o tempo na hora de estudar é porque consideram erroneamente que
para aprender é preciso apenas ler o conteúdo da prova de forma
espontânea. Ler o conteúdo dessa maneira não é algo muito rápido e eficiente
quando se precisa descobri-lo em todas as suas formas e aplicações. Esse
tipo de leitura não é o mais adequado para quem quer aprender sobre o assunto
estudado. Não podemos fazer uma leitura informativa ou recreativa na hora de
estudar. Ler para aprender exige do leitor muito mais elaboração e estratégias
distintas da leitura por prazer ou informativa. Se não houver essa consciência
as coisas podem dar muito errado e você não conseguirá aprender para saber.
Acredito que seja oportuno chamar atenção sobre
uma grande diferença entre aprender e estudar.Estudar não traz consigo
necessariamente o aprender como consequência.
Existem diferentes níveis e formas de leitura.
Sobre esse assunto me aprofundo em outro texto intitulado:“Tipos de leitura”.
Contudo, por hora precisamos saber que há diferenças.
Você precisará de
estratégias para cumprir seus objetivos.Do contrário tudo será mais difícil,
gerará mais esforço e será muito pouco preciso. Você precisa aprender a planejar
e organizar a viagem. Ligue seu “GPS do Saber”.
É evidente que para saber usar a estratégia
adequada você precisará conhecer todas ou a maior quantidade possível para
saber qual a mais adequada em cada caso e a mais rápida para o cumprimento do
objetivo proposto.
Se você quiser se aprofundar no conhecimento
dessas estratégias para manuseá-las e aproveitar ao máximo sua
aprendizagem durante seu estudo, aprofunde-se no conhecimento do Sistema de
Estudos para Aprendizagem Acelerada e Significativa
Através das
Estratégias de Aprendizagem da Metacognição – EQUAR – oferecido através dos
cursos presenciais e online do Centro
Apoio.com. Esse site oferece à você essa oportunidade de aprender todas as
estratégias e ferramentas para lhe possibilitar uma aprendizagem significativa.
Saiba mais sobre o assunto acessando o site www.centroapoio.com. Assim, seu processo
poderá se tornar bem mais eficiente e rápido na hora de aprender e estudar,
tornando seu esforço nesse processo mais prazeroso pelo simples fato de dar
significado ao que antes não tinha.Sem dúvida nenhuma você experimentará menos
esforço para mais resultados, medida que você avalia seu próprio processo
de descoberta do saber.
Dentre esses e muitos outros benefícios, não
poderia deixar de fora a constatação de que ao estudar dessa nova maneira você
estará se deslocando do lugar de simples sujeito passivo para o lugar de
autores do saber. Esse processo promove a autonomia de pensamento ao tornarmos
organizadores conscientes do nosso próprio conhecimento sobre nosso
estilo de aprendizagem, assim como de nossa melhor maneira de estudar e
aprender. Estudando assim, a rapidez será consequência desse processo e não o
objetivo.
Se o aprender a aprender fosse um processo que
começasse junto com a alfabetização, suspeito que hoje teríamos muito menos
problemas com a aprendizagem sistemática e com a falta de sentido que seu
processo traz consigo durante boa parte da carreira de muitos estudantes.
“Se você pensa que pode ou se pensa que não
pode, de qualquer forma você está certo”. Henry Ford
Por Bárbara Santos - Psicopedagoga Clínica e
Institucional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário