segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Philip Kotler: Diretores de marketing no poder

O papel do executivo como  líderes no desempenho da companhia

Para Philip Kotler reforçou no Fórum HSM Marketing e Customer Trends desta quarta-feira (28/9) que a qualidade do marketing de uma empresa depende, essencialmente, de duas pessoas: do diretor de marketing e do CEO.

“O CEO provavelmente nunca esteve em um curso de marketing”, afirma.  Por isso, os resultados da companhia nesse setor dependem muito do diretor de marketing. Para Kotler, ele deve representar a voz do cliente perante os demais diretores da empresa e ser o guardião da marca.

Por isso, o especialista acredita que o marketing não deve ser visto apenas como um departamento isolado ou um prestador de serviços. Até mesmo porque o objetivo das diversas áreas da companhia é o mesmo: alcançar e conquistar o cliente.

Kotler defende que o marketing seja uma missão da empresa para clientes, comunidade, investidores e também funcionários. “É a transformação dos marqueteiros de hoje nos líderes de amanhã”, conclui o especialista.


As seis tarefas dos diretores de marketing

1 – Representar a voz do cliente

2 – Testar os impactos

3 – Monitorar o mercado, que está em mudança sempre

4 – Fazer uma análise preditiva dos clientes

5 – Emitir parecer sobre as linhas de produtos

6 – Dar um retorno sobre o investimento feito em marketing


O que as empresas devem fazer para cooperar

- Gerenciar o presente.

- Eliminar a gordura e abandonar produtos, segmentos, clientes e territórios não lucrativos.

- Aprimorar as operações.

- Adequar-se ao tamanho certo.


Esquecer efetivamente o passado

- Investir em produtos que já estão prontos.

- Aproveitar oportunidades.

- Explorar mudanças não lineares.


Criar o futuro

- Formular um grande novo projeto estratégico.

- O projeto deve proporcionar direção, motivação e desafios.


Fonte: Portal HSM
03/10/2011

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