domingo, 30 de outubro de 2011

Natal: quanto antes se preparar, melhor

Faltam menos de dois meses para uma das melhores datas para o comércio em geral: o Natal. Como se preparar para atrair o consumidor e se destacar em meio à concorrência?

Não importa se o seu empreendimento é on-line ou físico, o que importa é abrir caminho para ótimos negócios nesse fim de ano. Para conquistar o cliente, é preciso estar atento ao que ele deseja. Muitas vezes, apenas uma decoração diferente pode até atrair o olhar, mas não vai aumentar significativamente as suas vendas. Por isso é preciso um bom planejamento anterior, que inclui uma pesquisa rápida da concorrência e uma organização cuidadosa da contabilidade da empresa.

De acordo com o professor Marcos Crivelaro, especialista em matemática financeira e consultor em finanças, as vendas nessa época do ano aumentam cerca de 20%: E, para não perder boas oportunidades, o professor aconselha que todos os passos devem ser bem esquematizados: “É preciso investir com cuidado, todo tipo de endividamento deve ser bem planejado, incluindo investimentos e treinamentos”, afirma.

E, quanto antes isso começar a ser feito, melhor. Veja algumas dicas:

Descubra seu público alvo. Conhecer seus clientes e descobrir quem são potenciais consumidores é um bom começo para o planejamento de vendas para o fim do ano. Todas as ações devem ser voltadas para se comunicar diretamente com este público, por isso cuidado em não abranger o alvo demais e acabar não atingindo ninguém.

Uma boa descrição do produto. Muitos negócios são perdido quando a empresa não fornece as informações básicas sobre o produto. Fornecer as informações necessárias – como preços e juros do parcelamento – evita aborrecimentos depois. Descobrir que o produto não condiz com o que foi prometido é uma justificativa para o cliente nunca mais voltar.

Disponibilize informações da empresa.Disponibilizar as informações da empresa gera confiança. Com tantas reclamações no Procon ou em sites de reclamação, com certeza o cliente desejará conhecer os canais de comunicação e atendimento caso alguma coisa dê errado.

Contrate pessoal de apoio. A contratação de uma equipe de temporários geralmente é um dos itens obrigatórios para se preparar para o Natal. Dependendo do tipo de treinamento, a contratação com antecedência permite mais tempo para capacitar os novos funcionários. E não é só porque a equipe é temporária que a motivação não deve ser foco de preocupação também – pessoas motivadas sempre produzem mais e melhor.

Invista em divulgação. Use e abuse das mídias sociais. Dê uma roupa nova ao seu site e tenha cartões de visita em mãos, pois são sempre úteis para entregar a algumas pessoas. Alerte seus clientes sobre as novidades com e-mails de marketing, anúncios e até mesmo contatos personalizados. Crie expectativa no consumidor.

Crise diferenciais. É uma premissa para qualquer empreendimentos. Contudo, ninguém precisa ser necessariamente novo e diferente de tudo o que já foi visto para ganhar uma fatia no mercado. Entenda o que o seu público alvo quer e crie melhorias para estes desejos. Isso pode ir desde um produto revolucionário até um atendimento primoroso. Inove também em abordagem e em experiências criadas para que o consumidor se sinta bem tratado – são coisas que fazem as pessoas voltarem.

Organize-se. Organização sempre é fundamental. Organize sua contabilidade antes e depois do fim de ano para que nada saia do estimado. Prepare seus funcionários e planeje muito bem cada etapa da vendas para o final do ano.


Fonte: Por Andreza Tibana. Publicado em: www.pensandogrande.com.br
30/10/2011

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