quinta-feira, 18 de agosto de 2011

De um para milhões

Tire proveito das ações de marketing viral nas redes sociais para conhecer os desejos do cliente e saber o que ele espera da sua entrega

Com baixo investimento e alcance de milhares de pessoas, o marketing viral – produto ou serviço divulgado como a propagação de um vírus – tem sido efetivado pelos canais e redes como facebook, youtube e twitter cumprindo o seu papel em essência: o de fazer propaganda boca a boca a partir da indicação gratuita.

Para os especialistas, o universo 2.0 das redes sociais é propício para a propagação de informações gratuitas e um espaço sem limites para a divulgação de ideias.

As ações virais na web são realizadas a partir de ferramentas de vídeos, depoimentos, divulgação voluntária e parcerias com outros consumidores e clientes. O objetivo é complementar as peças publicitárias veiculadas nos meios de comunicação de massa e incentivar os usuários a consultar outras informações.

Para David Meerman Scott, autor de The New Rules of Marketing and PR e World Wide Rave, a distribuição em grande escala por meio das redes apresenta três grandes atrativos:

Alcance – a possibilidade de atingir pessoas que em outra abordagem não conseguiria;

Consciência – um link compartilhado pode instigar o usuário sobre o que a empresa tem a mais para oferecer;

Custo – o investimento é relativamente baixo, se comparado com outros veículos e a cativação e compartilhamento fluem mais.


Planejar é preciso

Para o professor Marcelo D’Emidio, chefe do Departamento de Marketing da ESPM, além da criatividade para gerar impacto e diferenciação, o que precisa ser levado em conta na hora de traçar uma estratégia é o desejo dos clientes, atuais e potenciais.

“Tanto o marketing viral quanto o marketing de relacionamento carecem da permissão e do desejo das pessoas, ou seja, a abertura que elas dão para serem impactadas pelas mensagens que as empresas enviam. Por isso, torna-se fundamental conhecer o perfil do público-alvo e saber como a informação será recebida”, diz o professor.


Como fazer

Para os especialistas, não existe fórmula ou passo a passo para ações de marketing viral, o que a torna a implementação um grande desafio. A diferença nos dias atuais é a proximidade e alcance ao consumidor, uma vez que as mídias de massa podem ser aproveitadas em outras ações da campanha.

O sucesso de uma campanha pode ser determinado pela inovação, criatividade, atratividade e oferta, como é o caso de algumas ações lançadas pelas empresas e que se espalham como um vírus em toda a rede.

Por isso que, para o professor da ESPM o consumidor está mais inteligente e vacinado. “As empresas mais maduras já se comunicam com as pessoas sabendo o que elas querem ouvir e o que querem saber”.

Para ele, qualquer segmento pode fazer uso do marketing viral e o essencial para ações eficientes será o planejamento que permite o compartilhamento, afinal, compartilhar é disseminar.


Fonte: Portal HSM
18/08/2011

Nenhum comentário: