Estáveis, cinco marcas lideram desde 2013
RAFAEL GREGÓRIO
DE SÃO PAULO - 25/10/2016 21h00
DE SÃO PAULO - 25/10/2016 21h00
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O Top of Mind traz
pelo quarto ano seguido no pódio Coca-Cola,
Omo, Nike, Samsung e Nestlé, mais citadas à questão: "Qual a primeira
marca que lhe vem à cabeça?".
Em comum, todas apontam cuidados além
do bolso. Sentimentos, autoestima, nutrição e até as habilidades pedagógicas
para com os filhos são alvos das cinco gigantes.
"Apostamos nos benefícios
emocionais dos produtos", diz Javier Rodriguez, vice-presidente de
marketing da Coca-Cola no Brasil.
Essa busca motivou a campanha
"Sinta o Sabor", ligada à Olimpíada e cuja promessa, diz Rodriguez, é
a de "tornar mais especiais os momentos". Tanto afeto pede
investimentos de R$ 3,2 bi no país em 2017.
Nem só de portas fechadas, afinal, se
faz a crise: o cliente segue disposto a pagar mais, se instigado. "Daí o
'boom' do premium em vinho, cerveja e suco", afirma.
Falar com o emocional é razão do
sucesso também de Omo, diz Thais
Hagge, diretora de marketing.
A partir de estudo que apontou que
crianças passam uma hora ou menos por dia ao ar livre, o sabão em pó lançou uma
campanha para grifar a importância do brincar.
Veja os
vencedores da categoria
Top do Top Por: Francisco Martins 24/10/2016
Há 60 anos no Brasil, Sabão em Pó “OMO” a marca vê na crise oportunidades.
"A embalagem refil, por exemplo, entrega inovação sem pesar no
bolso."
Já a Nike liga a lembrança à conexão "forte e autêntica" com o
esporte, explica Felix Ximenes, 52, diretor de comunicação no Brasil.
Profissional ou amador, diz, o atleta entende a melhora no desempenho.
A marca teve o ano norteado pela
Olimpíada, e, com aporte de US$ 3,2 bilhões em marketing no mundo em 2015, é
outra a refutar que a crise intimide. "Foram seis anos de glória
antecipando os grandes eventos. Agora, há flutuação." Por outro lado,
corrida e skate, alçado aos Jogos-2020, devem ser oportunidades.
Ao lado da música, o esporte também
norteia a Samsung. Em 2015, a
empresa gastou US$ 13 bi em pesquisas para "fazer da tecnologia
descobertas", diz Andrea Mello. A diretora de marketing corporativo e
consumer electronics cita a plataforma Samsung Conecta, com 15 shows grátis, e
afirma que sucesso é "fazer diferença na vida do cliente".
Que o diga a Nestlé, cuja ligação com a saúde gerou a boa lembrança, declara
Pedro Oliva, vice-presidente de marketing e comunicação.
Isso se materializa, diz, em olhar
diferenciado para a nutrição. Os produtos da Nestlé Brasil ofereceram, segundo
ele, "18,3 bilhões de porções com nutrientes como ferro, zinco e
vitaminas". E mais: 160 itens "tiveram alta nutricional ou queda de
gordura, sódio e açúcar".
Bom para o bolso, bom para o corpo:
eis o mote dos vencedores.
Extraído do site
http://www1.folha.uol.com.br/topofmind/2016/10
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