segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Marcas Mais Lembradas

Estáveis, cinco marcas lideram desde 2013
RAFAEL GREGÓRIO
DE SÃO PAULO -
25/10/2016  21h00



Top of Mind traz pelo quarto ano seguido no pódio Coca-Cola, Omo, Nike, Samsung e Nestlé, mais citadas à questão: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?".
Em comum, todas apontam cuidados além do bolso. Sentimentos, autoestima, nutrição e até as habilidades pedagógicas para com os filhos são alvos das cinco gigantes.
"Apostamos nos benefícios emocionais dos produtos", diz Javier Rodriguez, vice-presidente de marketing da Coca-Cola no Brasil.
Essa busca motivou a campanha "Sinta o Sabor", ligada à Olimpíada e cuja promessa, diz Rodriguez, é a de "tornar mais especiais os momentos". Tanto afeto pede investimentos de R$ 3,2 bi no país em 2017.
Nem só de portas fechadas, afinal, se faz a crise: o cliente segue disposto a pagar mais, se instigado. "Daí o 'boom' do premium em vinho, cerveja e suco", afirma.
Falar com o emocional é razão do sucesso também de Omo, diz Thais Hagge, diretora de marketing.
A partir de estudo que apontou que crianças passam uma hora ou menos por dia ao ar livre, o sabão em pó lançou uma campanha para grifar a importância do brincar.
Veja os vencedores da categoria







Top do Top Por: Francisco Martins 24/10/2016
Há 60 anos no Brasil, Sabão em Pó “OMO” a marca vê na crise oportunidades. "A embalagem refil, por exemplo, entrega inovação sem pesar no bolso."
Já a Nike liga a lembrança à conexão "forte e autêntica" com o esporte, explica Felix Ximenes, 52, diretor de comunicação no Brasil. Profissional ou amador, diz, o atleta entende a melhora no desempenho.
A marca teve o ano norteado pela Olimpíada, e, com aporte de US$ 3,2 bilhões em marketing no mundo em 2015, é outra a refutar que a crise intimide. "Foram seis anos de glória antecipando os grandes eventos. Agora, há flutuação." Por outro lado, corrida e skate, alçado aos Jogos-2020, devem ser oportunidades.
Ao lado da música, o esporte também norteia a Samsung. Em 2015, a empresa gastou US$ 13 bi em pesquisas para "fazer da tecnologia descobertas", diz Andrea Mello. A diretora de marketing corporativo e consumer electronics cita a plataforma Samsung Conecta, com 15 shows grátis, e afirma que sucesso é "fazer diferença na vida do cliente".
Que o diga a Nestlé, cuja ligação com a saúde gerou a boa lembrança, declara Pedro Oliva, vice-presidente de marketing e comunicação.
Isso se materializa, diz, em olhar diferenciado para a nutrição. Os produtos da Nestlé Brasil ofereceram, segundo ele, "18,3 bilhões de porções com nutrientes como ferro, zinco e vitaminas". E mais: 160 itens "tiveram alta nutricional ou queda de gordura, sódio e açúcar".
Bom para o bolso, bom para o corpo: eis o mote dos vencedores.

Extraído do site http://www1.folha.uol.com.br/topofmind/2016/10

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