quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A diferença entre o líder que inspira e o que expira

Conheça as quatro características do líder ideal

Ser líder não é para qualquer um. De acordo André Miotto, consultor de negócios e sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada existem dois tipos de líderes: inspirador e expirador. O líder inspirador é aquele que contribui e compartilha seu conhecimento aos colaboradores e busca novos rumos para a empresa, além de atrair os profissionais para si e ser agregador. Em contrapartida, o líder expirador é aquele que o funcionário não gosta de estar por perto e que apenas exige dele resultados, além de não ser um motivador e só passar feedbacks negativos, os profissionais obedecem, não o seguem.

“Quando o líder é inspirador, ele visa a segurança no ambiente de trabalho, inspirando funcionários para que os resultados financeiros, administrativos e mercadológicos aconteçam de forma equilibrada e positiva com mais solidez. Os profissionais o seguem, não só obedecem. ”, explica Miotto.

Confira quatro pontos chave do líder inspirador x líder expirador, segundo André Miotto:

1. Poder. Uma posição na carreira pode ser concedida a um profissional devido ao poder adquirido durante o tempo de empresa, mas quem chega ao cargo por esse meio até pode ser um gestor, mas não será um líder.

2. Cura. Todo membro da equipe tem algum tipo de problema, é necessário que o líder converse com todos e compartilhem com eles a própria história de vida, o que proporciona ao colaborador a sensação de conforto de suas aflições. Apenas falar sobre resultados financeiros e mercadológicos não é eficiente, é preciso saber realmente o que o aflige, sendo no âmbito profissional ou pessoal. É preciso enxergar o ser humano que está por trás do profissional. Quando isso acontece, o líder sai do poder e inspira os funcionários a continuarem na empresa.

3. Segurança. Todos querem ter a sensação de segurança, seja com o colega de trabalho, com o seu superior e com a própria empresa onde trabalha. O líder precisa identificar quais são os pontos negativos da empresa que vão influenciar na segurança profissional e mercadológica. Conquistar um ambiente de segurança só é possível realizando perguntas uns para os outros para estabelecer uma relação de empatia e conhecimento mútuo.

4. Satisfação. Dar feedbacks positivos possibilita ao colaborador ter a sensação de dever cumprido, o que o mantém engajado e garante resultados com maior solidez.


Fonte: Portal Administradores

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