A chance de treinar, errar, corrigir, acertar e conhecer na prática a área de trabalho escolhida é uma experiência fundamental para a formação profissional.
Por:
Rossano Lippi
Fazer um bom programa de estágio é cada vez mais necessário aos jovens estudantes brasileiros. Desde cedo, ainda nas salas de aula, os alunos sonham em alcançar ou conseguir uma boa oportunidade. Porém, é difícil encontrar um lugar no mercado de trabalho, principalmente para aqueles estudantes que estão no início de seus cursos, pois, além de não terem experiência profissional, os processos de recrutamento e seleção das empresas, com suas entrevistas, testes, dinâmicas e demais meios de filtragem, são desafios a serem superados.
O estágio é a porta de entrada, talvez a mais importante, para o mundo corporativo. Neste período, pode-se obter/fazer estágio enquanto regularmente matriculado e frequentando as aulas, onde é possível vivenciar o dia-a-dia de uma organização e efetivamente submeter-se ao treino prático no papel de um futuro profissional. Obviamente, as atividades precisam ser compatíveis com a área de formação escolar/acadêmica do estudante.
É verdade também que nem sempre a qualidade das tarefas realizadas contribui para o ganho de experiência que o estagiário espera e precisa. Entretanto, a chance de treinar, errar, corrigir, acertar e conhecer na prática a área de trabalho escolhida é uma experiência fundamental para a formação básica da estrutura atitudinal e comportamental destes jovens em sua carreira profissional.
Para conseguir um estágio é preciso iniciar cedo a procura por uma boa oportunidade, e quanto antes for, melhor.
É preciso se destacar, ter diferenciais (ter conhecimentos de informática, outros idiomas etc.) e, sobretudo estar ‘antenado’ com tudo que acontece neste nosso mundo globalizado.
Outros fatores também são decisivos para obter sua vaga na empresa. Ser uma pessoa proativa, ter boa comunicação e expressão verbal, postura adequada e saber trabalhar em equipe são requisitos bem vistos pelos selecionadores.
A seguir, algumas dicas para você, que procura sua oportunidade ou está fazendo um estágio:
Procurando a vaga
· Seja pontual em tudo; nas entrevistas, dinâmicas e contatos solicitados;
· Conheça detalhes da vaga;
· Obtenha dados da área de atuação, pesquise as características do segmento da empresa onde você quer entrar;
· Pesquise os principais concorrentes, mostre que está atualizado;
· Prepare um currículo limpo, objetivo e bem escrito;
· Demonstre interesse na vaga (eu quero...);
· Cuide de sua apresentação pessoal. Fique atento a higiene, aos trajes apropriados, verbalização adequada ao perfil da empresa e da vaga;
Mantenha seu estágio
· Continue atento à sua apresentação pessoal. Higiene, cuidado com o corpo e com as roupas são importantes em todos os momentos da sua caminhada profissional;
· Tenha atitude proativa: esteja sintonizado com o mercado, seja curioso, pergunte, traga ideias ao grupo em que você participa;
· Procure ler e escrever corretamente. Se você se expressar bem crescerá como pessoa e como profissional;
· Seja pontual na entrega de trabalhos, tarefas e com horário do estágio;
· Procure trabalhar bem em equipe, mantenha um bom relacionamento com todos;
· Seja receptivo aos novos desafios. Estabeleça metas, corra atrás das oportunidades.
Rossano Lippi - é diretor da GI Estágios, unidade da multinacional italiana de recursos humanos GI Group.
Fonte: Portal Administradores
17/09/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário