segunda-feira, 12 de maio de 2014

Iniciativas gratuitas de qualificação capacitam empreendedores iniciantes

Programa mineiro de startups lança plataforma gratuita na web para empreendedores de todo País

Com a necessidade de se tornar um profissional multifacetado e compreender sobre as áreas responsáveis pelo desenvolvimento de um negócio como marketing, vendas, finanças, comunicação, qualificação constante é extremamente necessária, e a falta de tempo pode se tornar um grande inimigo dos empreendedores.

Por causa disso, o programa mineiro de startups SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development acaba de lançar sua plataforma gratuita na web para que empreendedores de qualquer região do país possa buscar conhecimento. O SEEDCast (http://seed.mg.gov.br/seedcast) disponibilizará gratuitamente 24 vídeos com palestras, workshops e cursos promovidos pela iniciativa. Sempre às terças e sextas, às 11h, são disponibilizados novos vídeos e, para ter acesso ao conteúdo, basta apenas fazer login simples ou via Facebook.

“O SEEDCast surge para capilarizar a educação empreendedora em todo o estado. Qualquer pessoa pode ter acesso a aulas e palestras oferecidas aos empreendedores que participam do programa SEED. Queremos ser a referência em conteúdos para empreendedores tecnológicos no Brasil, disponibilizando aulas de alta qualidade e gratuitas”, explica o diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais, André Barrence, coordenador do programa.

Além da qualificação, através do Mentore.me, é possível obter conselhos gratuitos para ajudar a alavancar o negócio, conectando mentores voluntários ao público que necessita de orientação para o mundo dos negócios. Cada usuário terá 20 minutos de mentoria com um especialista que entenda a fundo o negócio de cada empreendedor.

Antonio Ventura, fundador do Mentore.me e especialista em inovação e presidente da Associação de Startups e Empreendedores Digitais (Asteps) desenvolveu o portal pois sentia dificuldade em se conectar com pessoas para ajudá-lo, no início de sua trajetória. "Por isso, criei o Mentore.me para ajudar empreendedores que precisam de mentores mas não sabem onde encontrá-los”, completa.

Outro exemplo é a Liga Experimental - coworking de empreendedores criativos em Santa Teresa, que dissemina boas práticas aplicadas ao mundo dos negócios, ajudando na capacitação dos novos empreendedores. O espaço realiza semanalmente o encontro batizado de ‘Bate-papo de terça’- encontros gratuitos em formatos de bate-papo comandados por empresários de sucesso no mercado.

Para coordenador de negócios criativos da Experimental Adventure e sócio da coworking, Marlon Callaes a proposta é estabelecer um diálogo de igual para igual com as pessoas que estão com uma ideia de negócio ou até mesmo uma empresa que já esteja funcionando. "Queremos que o jovem sinta-se à vontade para esclarecer suas dúvidas, trocar experiências, ideias em relação a sua trajetória profissional”, diz Marlon.

Para o idealizador do Kolaborativa, projeto que conecta empreendedores tecnológicos a designers e desenvolvedores para facilitar o surgimento de projetos disruptivos no mercado, Vinicius Machado, a mão de obra técnica para desenvolver projetos de tecnologia somada aos ao conhecimento dos profissionais que possuem a visão de mercado contribui significativamente para elevar o nível de conhecimento das startups brasileiras.

“O Kolaborativa existe para tentar melhorar a interação entre os profissionais técnicos - desenvolvedores e designes que são os que tornam as ideias reais e palpáveis a nível de visual, código, vídeo, e os empreendedores de startups. Acreditamos que a colaboratividade (ou kolaboratividade) é a cola mágica que permite elevar o nível técnico e empreendedor do ecossistema”, conclui Machado.


Fonte: Portal Administradores
12/05/2014

Nenhum comentário: