quarta-feira, 25 de julho de 2012

Desafio: crescimento sustentável e contínuo

Especialista da KPMG Brasil comenta assunto que será abordado por Peter Schwartz no Fórum HSM Novas Fronteiras da Gestão 2012

Há muito tempo, estudiosos e a sociedade como um todo vêm debatendo as questões relacionadas ao desenvolvimento desenfreado, que se acentuou desde a Revolução Industrial, no século XVIII, e intensificou-se nas últimas décadas, por conta da necessidade das empresas de crescerem de forma sustentável e continuada, respeitando os limites do mundo natural e sob o crivo da sociedade.

Não que o desenvolvimento deva ser colocado na cruz. Ele é, inclusive, um direito consagrado. Em 1986, a Organização das Nações Unidas (ONU) expressou que “o desenvolvimento é um direito humano inalienável, pelo qual toda pessoa humana e todos os povos estão habilitados a participar do desenvolvimento econômico, social, cultural e político, com ele contribuir e dele desfrutar, no qual todos os direitos humanos e liberdades fundamentais possam ser plenamente realizados”.

Por outro lado, os avanços não podem acontecer sem levar em conta a proteção ao meio ambiente, o equilíbrio social e o uso responsável dos recursos naturais. Em 1992, a II Conferência das Nações Unidas para Desenvolvimento e Meio Ambiente, conhecida como ECO 92, já colocava o desenvolvimento sustentável como meta a ser buscada e respeitada a partir de uma maior consciência de todos.

O tema foi novamente debatido na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de 2012. Afinal, são cada vez mais gritantes as agravantes originadas do desenvolvimento desenfreado, como a limitação do abastecimento de água, a falta de saneamento básico, o crescimento populacional versus a geração de alimentos, a necessidade de maior eficiência energética, o uso do solo, além das questões de educação, saúde, segurança e qualidade de vida.


Os desafios de empresas e gestores

No mundo empresarial, o desafio que se apresenta é como crescer, nesse contexto, de forma sustentável e continuada. Entre as premissas e ações necessárias estão mudanças de gestão e adaptação às novas tecnologias. Nos dias 21 de 22 de agosto, essa temática será abordada no Fórum HSM Novas Fronteiras da Gestão, em São Paulo. Entre os palestrantes convidados, o consultor, futurista, estrategista, engenheiro e escritor Peter Schwartz analisará se o mundo natural tem condições de suportar que os mercados emergentes adotem os mesmos padrões de desenvolvimento dos países ricos.

Segundo Carlos Alberto Silva, gerente de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da KPMG Brasil, vários avanços têm sido concretizados no País, mas ainda há muito a ser feito. “Algumas empresas têm evoluído de forma consistente e têm grande potencial de inovação, mas o setor empresarial tem avançado, principalmente, em função de pressões regulatórias. O compromisso com a sociedade e com o consumidor vem sendo crescentemente inserido na pauta estratégica, mas ainda não é o polo principal das políticas de desenvolvimento. O consumidor, no futuro, será o grande indutor de mudanças, mas hoje ainda não o é”, explica.

Segundo o gerente, na Europa, principalmente, o nível de consciência é maior e o consumidor exerce uma pressão mais ativa. O que se percebe, cada vez com maior clareza, mundialmente, é que o nível de consumo atual não é sustentável. “O padrão de consumo atual é maléfico. Se persistir, poderá convergir para uma situação drástica. Isso tem que ser mudado. É um processo, mas que não muda do dia para a noite. As novas gerações estão mais conscientes”, analisa, reforçando que as empresas têm à disposição um arsenal de informações e instrumentos para mudar, sobretudo, o quadro do consumo de recursos naturais.


Eficiência energética

Silva salienta que há muitas ações sendo empreendidas, com ênfase essencialmente na redução de gases de efeito estufa (GEEs) e na busca da maior eficiência energética. O desenvolvimento de energias alternativas é um ponto que está em evidência, mas ainda em fase de estudos, embora seja uma questão de sobrevivência para alguns setores econômicos.

A Conferência Rio+20, de acordo com o especialista da KPMG, foi um importante passo em direção ao desenvolvimento sustentável, mas é necessário, a partir de agora, definir e viabilizar metas. “O cenário de crise na Europa dificultou o avanço das propostas, mas a Rio+20 mostrou tendências interessantes e indicou que vários setores estão se mobilizando em busca de soluções”, conclui.


Fonte: Portal HSM
25/7/2012

Nenhum comentário: