quarta-feira, 14 de março de 2012

8 marcas que sua avó já usava

Maizena

A marca Maizena começou a ser vendida no Brasil em 1874, importada da Corn Products Company (CPC), dos EUA. Aqui, é fabricada desde 1930, quando a Refinações de Milho Brasil, subsidiária da CPC, abre uma fábrica em São Paulo.

O produto ficou conhecido principalmente entre as donas de casa e, em seu início, como produto para alimentação infantil.A partir de 1970, porém, as propagandas começam a divulgar receitas de pratos salgados, para dissolver essa crença e pulverizar o uso do amido.

Maizena esteve presente em ações de patrocínio desde 1950, quando deu nome ao programa "Sabatinas Maizena" na recém-inaugurada TV Tupi. Entre 1994 e 1995, patrocinou a Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

Em 2000, a Unilever incorpora o grupo norte-americano Bestfoods, que na época controlava a Refinações de Milho Brasil. Com isso, Maizena passa a fazer parte do portfolio da companhia. Nessa época, a marca adota a segmentação, lançando produtos para atender também as mulheres sem tempo para cozinhar. Hoje, a linha Maizena compreende desde preparos para bolos e sobremesas até barras de cereal e produtos vitaminados para crianças.



Granado

Fundada em 1870 no Rio de Janeiro, a Granado foi uma das fornecedoras oficiais de produtos farmacêuticos para a Família Real no Brasil.

Entre 1887 e 1940, a marca era divulgada por meio do almanaque "Pharol da Medicina", editado por seu fundador, José Antônio Coxito - hoje, a farmácia é presidida por Christopher Freeman. Em 2004, já sob seu comando, a empresa incorporou a Phebo.

A partir de 2007, a Granado começou um reposicionamento de mercado pelo qual lançou novos produtos, mudou a identidade visual - desde o logotipo até as embalagens -, e criou kits e produtos mais sofisticados, de maior valor agregado, como esfoliantes e manteigas corporais. Foi nessa época que o antigo almanaque voltou a ser impresso, com o mesmo propósito inicial.

Como parte da expansão, a empresa fez parcerias com hotéis 5 estrelas - o que abriu as portas para um público de maior poder aquisitivo - e abriu lojas em bairros renomados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Em 2011, a Granado chegou a 11 lojas. Em dezembro, a companhia inaugurou sua terceira unidade em São Paulo, no Shopping Vila Olímpia. A botica fechou o ano com faturamento de R$ 200 milhões, um crescimento de 15% em relação a 2010.



Phebo

A Phebo foi fundada em 1930, no Belém do Pará. Seu primeiro produto - e um dos mais tradicionais - foi um sabonete oval e escuro. Em 1988 a marca foi vendida para a multinacional Procter&Gamble, e em dezembro de 1998 passou para as mãos da americana Sara Lee, voltando para solo brasileiro em 2004, quando foi adquirida pela Granado.

Além de ter sua fórmula reformulada, o sabonete teve embalagens remodeladas, ganhando ares mais sofisticados. Em 2010, por conta dos 80 anos da marca, uma nova reformulação na identidade visual acompanhou o lançamento da nova fragrância Raiz do Oriente.

Para acompanhar a renovação da layout da Phebo, a embalagem do sabonete líquido também sofreu alterações. Um molde em formato oval foi desenvolvido, seguindo assim a mesma linguagem do símbolo de Phebo, e a embalagem de PVC foi substituída pela de PET reciclado.

Hoje, a marca possui também sais de banho, velas e difusores, perfumes, colônias, hidratante, óleo corporal, desodorantes e recentemente lançou um kit de sabonetes com fragrância do primeiro perfume da estilista Isabela Capeto.

As linhas Phebo são vendidas nas lojas físicas e virtuais da Granado.




Minancora


Hoje com quase 100 anos, a pomada Minancora passou por apenas uma mudança, em 1992, quando a embalagem de metal foi substituída pela de plástico. A fórmula nunca foi alterada.

Registrada em 1915, o produto antisséptico levou esse nome por ser uma mescla dos termos "Minerva", a deusa grega da sabedoria, e âncora, palavra que se referia à escolha do farmacêutico português Eduardo Augusto Gonçalves, o criador da fórmula da pomada, em permanecer morando em solo brasileiro.

A primeira sede da empresa foi construída em 1929, em Joinville (SC). Na década de 70, a companhia passou por um processo de profissionalização da administração, o que respingou também na diversificação da produção. Hoje, a linha Minancora possui creme desodorante para pés, antritranspirantes, esponjas para limpeza facial e pomada para uso infantil.




Leite de Rosas

Inicialmente um líquido leitoso feito de álcool e cânfora, o Leite de Rosas nasceu em 1929 e já na década de 30 fez dos patrocínios uma forte ferramenta de marketing, expondo a marca em grandes eventos e contratando celebridades do rádio e da TV para campanhas.

Carmem Miranda e sua irmã, Aurora, foram algumas das primeiras garotas-propaganda do hidratante, que afirma ter sido a primeira marca a usar anúncios coloridos e a mostrar moças usando biquinis em anúncios.

Na década de 60, a embalagem, antes de vidro, passa a ser de plástico e na cor branca, com texto em rosa. Logo depois, o jogo de cores é invertido, e a embalagem ganha destaque nas prateleiras.

Uma retomada agressiva no investimento em marketing na década de 80 rejuvenesce o Leite de Rosas, direcionando-o também para classes de menor poder aquisitivo, ganhando uma parcela maior da população.
Em 2009, a empresa registrou um aumento de 3% em seu faturamento, o que equivale a R$ 74 milhões. Em volume de vendas, o crescimento chegou a 37% no segmento de desodorantes roll-on e a 5,2% no do spray, além de 9% em talcos.

No ano passado, uma nova reformulação nas embalagens confirmou o projeto de renovação da marca.



Aviação


A Latícinios Aviação começou em 1920, com a fabricação de secos e molhados em São Paulo e de laticínios - em especial a manteiga em lata -, em Minas Gerais.

Fundada por Antonio Gonçalves, Oscar Salles e Augusto Salles, a marca é uma homenagem às primeiras empresas de navegação aérea que se instalavam no Brasil na época.

O grupo manteve a dupla atividade até 1975, quando decidiu fechar o negócio de São Paulo e se concentrar na fabricação da manteiga e derivados do leite.

Estampando hoje um avião trimotor na lata de cor laranja, o produto inicialmente trazia um biplano monomotor com símbolo. A modificação aconteceu para modernizar a marca.

Atualmente, a empresa divide sua produção em duas linhas: seca, com produtos que dispensam refrigeração, como a manteiga em lata, doce de leite, leite condensado, creme de leite e alguns tipos de queijos; e refrigerada, composta por manteigas em pote, requeijão, tablete e queijos frescos.



Neutrox


O condicionador Neutrox chegou ao mercado em 1974, quando ainda se usava a terminologia "creme rinse". Desde sua primeira aparição nas prateleiras, a embalagem do produto não é conhecida de outra forma: tampa vermelha e frasco cilíndrico.

Por três décadas, Neutrox se manteve líder de vendas no segmento de tratamento para cabelo. Mesmo com uma marca expressiva, a necessidade de uma renovação para se aproximar das novas gerações era emblemática em 2006. Começava aí um processo de revitalização de toda a linha de produtos, com novas fragrâncias e embalagens mais modernas e vibrantes.

Hoje, a marca Neutrox possui em seu portfólio 10 novas linhas de produtos, umas delas exclusiva para o público masculino.



Leite Moça

Primeiro produto da Nestlé a ser fabricado no Brasil, o leite condensado Moça deu nome a uma linha que hoje possui outros 17 produtos em cinco categorias diferentes, incluindo pudins, docinhos prontos, biscoitos, sorvetes, chocolates e cereais matinais.

Importado dos Estados Unidos desde 1890, o leite condensado trazia o nome em inglês no rótulo: “Milkmaid”. Por ser difícil de pronunciar, os consumidores pediam pelo produto como "leite da moça",  em referência ao desenho da camponesa que ilustrava as embalagens.

Em 1921, quando a primeira fábrica da Nestlé foi inaugurada no Brasil, em Araras (SP), a moça da embalagem já era tão expressiva que o leite condensado da Nestlé, agora produzido no país, passou a estampar no rótulo "Leite Condensado Marca Moça".

No decorrer dos anos os rótulos das latas foram sendo modificados, mas sempre mantendo a tradicional imagem da camponesa suíça. Em 2003, uma reformulação visual radical na marca deu ares mais modernos à personagem, agora com contornos, sorriso, tom de pele e cabelo. A fonte também foi modificada, para acompanhar harmonicamente a imagem.


Fonte: EXAME.com
14/03/2012

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