sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Brasil nas tendências mundiais

O crescimento do poder de compra do brasileiro e da importância do país no mercado internacional vem sendo um tema bastante discutido. O mundo mudou? Não, o Brasil mudou e já faz algum tempo que é visto com outros olhos. Consumidores bem-vindos, os brasileiros gastam em média US$ 5 mil em cada viagem aos EUA. Prova desse novo olhar sobre o consumidor é que o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou um programa para agilizar vistos americanos aos brasileiros.

Viajar mais, consumir mais e adquirir mais conhecimento não são as únicas mudanças no perfil do brasileiro. Na verdade, essas ações são resultado de um país mais inserido no contexto das tendências globais de consumo e crescimento econômico. Hoje, o Brasil já está entre os países que dita algumas regras e movimenta a dinâmica dos negócios.

Artigo publicado recentemente pelo Mundo do Marketing mostra que, entre as 12 tendências de consumo globais para 2012 traçadas pelo trendwatching.com, o Brasil tem presença marcante. Uma delas é o Recommerce, onde as pessoas tendem a trocar produtos usados por descontos ou revender aquilo que já não querem mais. Exemplo dessa tendência são os sites de recompra coletiva (onde você pode vender cupons que não poderá usar ou adquirir de outras pessoas).

O Brasil também está engajado nas tendências que reúnem produtos e serviços que ofereçam conveniência acima de tudo. Um exemplo é o Red Carpet, onde lojas do exterior contratam brasileiros para atender os próprios brasileiros, que têm realmente viajado mais. Uma outra tendência praticada aqui no Brasil é a Dealer-Chic, que oferece ofertas e recompensas exclusivas aos consumidores.

O Cash-Less também é uma das tendências que devem crescer por aqui. Indica um futuro próximo sem dinheiro vivo, com a utilização de pagamentos via celular, além de serviços como PayPal e Google Wallet.

Buscar produtos e serviços que não exijam esforço e ofereçam uma sensação de conveniência, o Idle Sourcing é uma tendência bem presente no mercado nacional. Um exemplo é o serviço “Sem Parar”, que dá passe livre nos estacionamentos e pedágios por meio de um pagamento mensal.

No dia a dia do brasileiro também é possível encontrar a tendência Screen Culture, que são telas espalhadas pelo espaços urbanos, onde as marcas podem oferecer conteúdo específico para cada local.

A tendência Point & Know, bastante adotada pelas marcas brasileiras, propõe que 2012 será um ano de recompensas instantâneas de informação visual, impulsionado por tecnologias como o QR Code. Essa tecnologia ainda representa uma grande oportunidade para surpreender os consumidores, se usada de forma pertinente. O desafio agora é criar ações ainda mais relevantes e inovadoras.


Fonte: Blog HSM
27/01/2012

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