sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Quer melhorar os negócios? Escolha ser feliz!

Pesquisas mostram a relação entre felicidade e melhores vendas, produtividade e precisão
Por: Elisabete Miranda

 
Você sabia que é comprovado que a felicidade está relacionada ao sucesso? Tenho aprendido bastante sobre o assunto e sobre a psicologia positiva. Basicamente, essa área de estudo propõe que não devemos nos concentrar em fatos já acontecidos e remoê-los. Temos de superar os problemas do passado e focar nas forças pessoais motivadoras, viver emoções positivas e alimentá-las, cultivar relacionamentos sadios, engajar-nos em atividades prazerosas e, essencialmente, identificar o nosso propósito de vida.
 
Muitos acreditam que pessoas felizes vivem no mundo da lua ou que não querem ver a realidade. Mas, segundo Shawn Achor, que escreveu o livro The Happiness Advantage (A Vantagem da Felicidade) e por 12 anos se concentrou em um estudo na Universidade Harvard sobre o que faz as pessoas prosperarem, existe uma forte ligação entre a felicidade e os resultados na vida. Isso ficou mais evidente quando o estudo incluía pessoas que se destacam positivamente, e não a média das pessoas. Constatou-se que as decisões e os hábitos diários têm um tremendo impacto na felicidade e sucesso. 
 
Cientificamente, a felicidade é uma questão de opção. O cérebro tem recursos limitados, e nós escolhemos onde vamos focar. Quando nos concentramos primeiro no que é negativo, não sobram recursos para as coisas pelas quais somos gratos ou para o real significado do nosso trabalho, por exemplo. Isso, feito pela maioria das pessoas, resulta em uma enorme vantagem para que aqueles que olham primeiro para o positivo.
 
O estudo concluiu que a felicidade gera lucros, já que uma das maiores vantagens competitivas na economia atual é ter uma equipe de trabalho feliz e engajada. A pesquisa no mundo corporativo provou que a felicidade melhora os resultados em quase todos os aspectos: 37% de aumento nas vendas, 31% na produtividade e 19% na precisão das tarefas, sem contar as muitas melhoras em termos de saúde e qualidade de vida dos funcionários.
 
Sabendo disso, a questão é: o que podemos fazer para que sejamos mais felizes e, consequentemente, tenhamos uma empresa mais bem-sucedida? Temos de treinar o cérebro para pensar positivo, assim como malhamos numa academia para desenvolver os músculos. Parece simples? A não ser que você seja daqueles que têm a disciplina de ir à academia regularmente, isso requer trabalho. O segredo do sucesso de qualquer nova resolução é fazer dela um hábito. Estudos da neuroplasticidade revelam que, mesmo depois de adultos, temos a habilidade de “rebobinar” o cérebro por meio da repetição de atos que se tornem hábito. Somente com mudança comportamental é que a informação gera transformação.
 
Reuni sugestões de exercícios simples de positividade utilizados no estudo. Eles devem ser feitos todos os dias, por pelo menos 21 dias:
 
• Pratique a gratidão
 Antes de dormir, pense em três coisas novas pelas quais você é grato. No estudo, foi confirmado que os participantes ficaram muito mais otimistas, e que essa atitude positiva permanecia mesmo depois de seis meses. Ficou comprovado também que a atitude otimista aumenta a energia positiva em até 31%.
 
• Lembre-se dos bons momentos
Durante 2 minutos por dia, escreva cada detalhe de uma experiência positiva que você tenha vivido nas últimas 24 horas. Como o cérebro não identifica muita diferença entre a visualização e a realidade, ao revivermos os pontos altos do dia, duplicamos o efeito da experiência positiva. Essa prática leva a uma vida com maior satisfação e significado. Estudos demonstram que mulheres que escreveram sobre suas experiências positivas têm 40% mais chances de viverem até os 94 anos do que as que encaram a vida de forma negativa.
 
• Mexa-se 
Adicione no seu dia 15 minutos de atividade como jardinagem, caminhada ou ginástica. Em um estudo com pessoas deprimidas, pesquisadores trataram metade com antidepressivos e a outra metade com exercícios leves de aeróbica. Nos primeiros meses, a depressão diminuiu de forma semelhante nos dois grupos. Entretanto, o grupo que fazia ginástica teve muito menos chance de recaída dez meses depois. Esse tipo de hábito registra no cérebro um resultado de vitória que tem um efeito cascata, e as pessoas começam a criar outros hábitos positivos, diminuindo assim a chance de se sentirem deprimidas ou angustiadas.
 
• Medite
Durante 2 minutos todos os dias, pare o que estiver fazendo e concentre-se na sua respiração. Esse exercício treina o cérebro a fazer uma coisa de cada vez. Estudos apontam que o cérebro de uma pessoa multitarefas tem maior dificuldade de adormecer, é mais estressado e tem menos energia. Ao relaxar, damos ao cérebro a oportunidade de anular os efeitos negativos de tentar fazer tudo ao mesmo tempo.
 
• Mande um e-mail de apreciação Todo dia, ao abrir o seu e-mail pela manhã, gaste 2 minutos para escrever uma mensagem de agradecimento ou elogio para alguém da sua rede de relacionamento (família, amigo, antigo professor, chefe, colega de trabalho etc.). Os estudos da Harvard demonstram que isso é tão poderoso que a taxa da correlação entre felicidade e conexão social é de 0,7, significativamente maior do que entre o câncer e o fumo.
 
Um dos maiores mitos culturais da sociedade moderna é que não podemos mudar. As pesquisas comprovam que resultados positivos são gerados por pessoas positivas. E que não somente podemos nos tornar mais positivos, mas, se priorizarmos a felicidade, passaremos a ter uma enorme vantagem – na vida e nos negócios. Acredite, funciona – e a opção é sua!


Fonte: Revista PE&GN
02/08/2013

 

Nenhum comentário: