quinta-feira, 28 de junho de 2012

GRADE CURRICULAR - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Caros alunos,


A Grade Curricular do Curso de Administração que passou a vigorar a partir do 1º semestre de 2006 pode ser consultada no seguinte link:


Já a Grade Curricular do Curso de Administração com vigência a partir do 1º semestre de 2012 pode ser consultada no seguinte link:

terça-feira, 26 de junho de 2012

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Do rádio ao Facebook, passando pelo avião

Em 1899, direto do bairro de Santana, em São Paulo, partindo do Colégio das Irmãs de São José (hoje Colégio Santana), o Padre Landell de Moura fez a primeira transmissão de voz humana por ondas de rádio, sem fio. Tal invenção e façanha foi noticiada pelo jornal O Estado de S. Paulo e também pelo Jornal do Commercio de 10 de junho de 1900.

Landell de Moura patenteou seus inventos no Brasil e nos Estados Unidos. No Brasil, tem a Patente de número 3.279, registrada em 09 de março de 1901 e, nos Estados Unidos, em 11 de outubro de 1904, a patente de número 771.917 para seu “transmissor de ondas”, a de número 775.337 para seu “telefone sem fio”, e a de número 775.846, para seu “telégrafo sem fio”.

Apesar de tudo o que esse padre brasileiro fez, ele não é conhecido como o inventor do rádio. Foi o italiano Marconi quem ganhou fama mundial como o precursor dessa tecnologia. Não só esse nosso padre não foi reconhecido em sua vida como um grande inventor, como foi acusado pelos fiéis de “falar com o demônio”. O inventor  também foi pioneiro ao projetar aparelhos para a transmissão de imagens (a TV) e textos (o teletipo).

Eduardo Saverin, nascido em 19 de março de 1982, em São Paulo, é um dos fundadores do Facebook e detém hoje 2,5% das ações da empresa. Sua fortuna é calculada em mais de US$ 2,5 bilhões. Em 2003, ao cursar a faculdade de economia da prestigiada Universidade de Harvard, conheceu o colega de universidade Mark Zuckerberg e, juntamente com ele, abriu a empresa Network Solutions (dona do Facebook), detendo 30% do seu capital social.

Saverin foi o investidor que ajudou Zuckerberg a iniciar o Facebook. Ele financiou os primeiros meses da empresa e, como responsável pelo financeiro, trabalhou para vender anúncios no site de forma a gerar receitas para a empresa.

Um ano após o lançamento do Facebook, Mark Zuckerberg e investidores do Facebook reduziram a participação de Eduardo Saverin para 0,03%, dando início a uma briga judicial entre Saverin e Zuckerberg. Saverin saiu vencedor da disputa e recobrou 4% das ações do Facebook.

O que há em comum entre o Padre Landell, Santos Dumont e Eduardo Saverin? A falta de reconhecimento do governo brasileiro.

Está na hora de começarmos a dar valor aos excepcionais brasileiros que fazem a história mundial e levam o nosso nome para todos os cantos do mundo. Está na hora de o governo e a mídia exaltarem esses brasileiros, homenageá-los, ensinarem os seus nomes às crianças, nomearem ruas e aeroportos (e não promoverem só nomes de políticos).


Fonte: Blog HSM
21/06/2012

Três habilidades que todo empreendedor precisa ter

Enquanto conversava com uma recém-formada sobre oportunidades de negócios e planos para o futuro, o colunista da Revista Inc. Ron Burley percebeu que, no discurso da garota, havia bastante entusiasmo – e muito medo também. Graduada em administração de empresas, ela começava naquele momento uma nova fase de sua vida, repleta de expectativas e apreensões.

“Ela estava certa ao sentir um pouco de medo”, diz Burley, em sua coluna no site da publicação.  Apenas o conhecimento acadêmico não é garantia de sucesso quando se começa um negócio. Para se sair bem como empresário, são necessárias outras habilidades, daquelas que não costumamos colocar no currículo. Usando sua experiência como advogado especializado em direito do consumidor e empreendedor em série, o colunista enumera três delas:


Perseverança

Quando se vê um futuro incerto à frente, é normal ter medo. Existem algumas pessoas, no entanto, que, quando se veem diante daquilo que é duvidoso, escolhem não fazer nada. “Elas sempre falam para os outros sobre seus grandes planos, mas não conseguem reunir forças o suficiente para tirá-los do papel e colocá-los em prática”, diz Burley.

Nos negócios, perseverança significa olhar sempre em frente, dando um passo de cada vez e enfrentando as dificuldades conforme elas aparecem. Para o colunista, muitas pessoas fracassam durante esse percurso porque desistem logo no primeiro obstáculo.  “Toda grande história de empreendedorismo conta com pelo menos um episódio em que a pessoa precisou ser perseverante para superar um desafio”, diz.

Dica: Todos os dias faça pelo menos uma coisa que te coloque mais perto do seu objetivo. Se conseguir cumprir isso, no final do ano, você terá dado quase 400 passos em direção ao seu destino.


Respeito

Existem muitas ideias de negócios que podem ser mudadas ou melhoradas. Mas isso não significa que todas sejam assim. “A roda já foi inventada e funciona muito bem exatamente do jeito que está”, diz Burley. Toda indústria, todo segmento tem uma história. Estude-a. Entenda e respeite o que foi feito antes da sua empresa. Só assim você será capaz de reconhecer novas oportunidades e as deficiências do setor. Além disso, poderá também evitar tomar decisões ou medidas que não deram certo no longo prazo.

Dica: Procure conversar com pessoas que trabalham há mais tempo no ramo em que você deseja atuar. Leve-os para tomar um café e anote tudo o que dizem. O objetivo aqui não é copiá-los, mas sim aprender com suas experiências, erros e sucessos.


Inovação

É claro que você precisa estar pronto quando uma oportunidade “bater na sua porta”. Mas, em tempos econômicos difíceis, você pode estar perdendo tempo esperando. Você devia estar fazendo. Crie a sua própria oportunidade, com um pouco de inovação pessoal.

Para  Burley, inovação é uma forma especializada da criatividade, em que se cria algo novo e, principalmente, útil. “Mandar um bolo de aniversário para o CEO da empresa com a qual você quer fechar negócio pode ser criativo, mas dificilmente será útil. Para ser produtivo e inovador nessa situação, você precisa pensar em uma ideia ou método que te dará todas as chances de alcançar seu objetivo”, diz o colunista.

Dica: Pergunte a você mesmo quais sãos as necessidades dessa pessoa e descubra como você pode solucioná-las de um jeito criativo e inovador.


Fonte: Revista PEGN - Papo de Empreendedor
21/06/2012