sexta-feira, 9 de maio de 2014

Pesquisa: erros de português eliminam 40% dos candidatos a vagas de estágio

Quatro em cada dez estudantes são reprovados em seleções por não usarem o português corretamente

Um teste ortográfico foi aplicado na forma de ditado, com 30 palavras
 do cotidiano, como "seiscentos", "escassez", "artificial", "sucesso",
"licença" e "censura"
Um pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) demonstrou que o mau uso da língua portuguesa é determinante na desclassificação de candidatos a vagas de estágio. O levantamento foi feito durante todo o ano de 2013, com 7.118 participantes.

O estudo reuniu informações e estatísticas importantes quanto ao desempenho dos jovens de diferentes segmentos, áreas de atuação e de ensino. O teste ortográfico foi aplicado na forma de ditado, com 30 palavras do cotidiano, como "seiscentos", "escassez", "artificial", "sucesso", "licença" e "censura". Era considerado reprovado quem cometesse mais de sete erros. Exatos 2.888 candidatos (40,6%) não obtiveram êxito na etapa da seleção e foram eliminados. No total, 37,9% das mulheres não passaram. Já entre os homens, o número foi maior, 44,1%.

Um dado chamou a atenção: quem tem idade acima de 30 anos, apresentou melhor desempenho, com 68,5% de sucesso, superando outras faixas como a de 14 a 18 anos (59,3%), 19 a 25 anos (58,9%) e 26 a 30 anos (65%). "Impressiona o fato de os jovens, na fase da universidade, registrarem erros graves na grafia. Apenas 25% dos brasileiros mantêm o hábito da leitura. Com isso, o reflexo é percebido antes até de ingressarem no mercado de trabalho. Muitos ficam pelo caminho e são excluídos das chances de construírem uma carreira, por terem pouca intimidade com as palavras", analisa o coordenador de seleção, Erick Sperduti.

Os alunos do ensino médio lideram negativamente o ranking, com pior resultado nos testes ortográficos. Em torno de 49,1% ultrapassaram as falhas aceitáveis, seguidos dos estudantes do superior (40,3%), superior tecnólogo (38,2%) e médio técnico (37,2%). Quem estuda em escola particular, teve desempenho pior (40,6%) se comparados às públicas (40,2%). Já na faculdade a diferença se amplia. Cerca de 40% dos jovens das instituições privadas ficaram para trás, contra 22,5% das municipais, estaduais ou federais.

Entre os cursos, também foram divididos aqueles com melhores e piores índices. Com estatística mais baixa, em quantidade de reprovados, estão os alunos de Pedagogia (86%), Moda (75%), Secretariado Executivo (69%), Engenharia Civil (68%) e Arquitetura e Urbanismo (64%). Na outra ponta, com maior aprovação estão Engenharia de Controle e Automação (87,5%), Engenharia Química (82%), Medicina Veterinária (79%), Química (77%) e Nutrição (76%). 

"A prática de leitura e, principalmente, o hábito de escrever suas ideias é um bom exercício para aprimorar a linguagem e não perder boas oportunidades em provas como o Enem ou processos seletivos", ressalta Sperduti. "O desafio para os futuros profissionais não é apenas concluir o curso, mas mostrar domínio do nosso idioma. Assim, terá chances reais de ser um dos seis estudantes, em cada dez, aprovados na fase inicial de um processo seletivo", finaliza.


Fonte: Portal Administradores
09/05/2014

Brasil fica em antepenúltimo em ranking internacional de educação

Em relação ao estudo anterior, de 2012, o País subiu uma colocação

O Brasil aparece na 38.ª posição entre 40 países analisados no The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em inglês), realizado pela The Economist Intelligence Unit (EIU) e Pearson Internacional.

De acordo com o Estadão, o levantamento considera diferentes avaliações, além de relacioná-la com a produtividade do país. Levando em conta habilidades cognitivas e de desempenho escolar a partir do cruzamento de indicadores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa), Tendências Internacionais nos Estudos de Matemática e Ciência (Timms) e avaliações do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização e Leitura (Pirls). Também são usados dados educacionais de alfabetização e taxas de aprovação.

Confira o Ranking:

1º Coreia
Diferença de posição em 2012: +1

2º Japão
Diferença de posição em 2012: +2

3º Cingapura
Diferença de posição em 2012: +2

4º Hong Kong
Diferença de posição em 2012: -1

5º Finlândia
Diferença de posição em 2012: -4

6º Reino Unido
Diferença de posição em 2012: 0

7º Canadá
Diferença de posição em 2012: +3

8º Holanda
Diferença de posição em 2012: -1

9º Irlanda
Diferença de posição em 2012: +2

10º Polônia
Diferença de posição em 2012: +4

11º Dinamarca
Diferença de posição em 2012: +1

12º Alemanha
Diferença de posição em 2012: +3

13º Rússia
Diferença de posição em 2012: +7

14º EUA
Diferença de posição em 2012: +3

15º Austrália
Diferença de posição em 2012: -2

16º Nova Zelândia
Diferença de posição em 2012: -8

17º Israel
Diferença de posição em 2012: +12

18º Bélgica
Diferença de posição em 2012: -2

19º República Tcheca
Diferença de posição em 2012: +3

20º Suiça
Diferença de posição em 2012: -11

21º Noruega
Diferença de posição em 2012: +5

22º Hungria
Diferença de posição em 2012: -4

23º França
Diferença de posição em 2012: +2

24º Suécia
Diferença de posição em 2012: -3

25º Itália
Diferença de posição em 2012: -1

26º Áustria
Diferença de posição em 2012: -3

27º Eslováquia
Diferença de posição em 2012: -8

28º Portugal
Diferença de posição em 2012: -1

29º Espanha
Diferença de posição em 2012: -1

30º Bulgária
Diferença de posição em 2012: 0

31º Romênia
Diferença de posição em 2012: +1

32º Chile
Diferença de posição em 2012: +1

33º Grécia
Diferença de posição em 2012: -2

34º Turquia
Diferença de posição em 2012: 0

35º Tailândia
Diferença de posição em 2012: +2

36º Colômbia
Diferença de posição em 2012: 0

37º Argentina
Diferença de posição em 2012: -2

38º Brasil
Diferença de posição em 2012: +1

39º México
Diferença de posição em 2012: -1

40º Indonésia
Diferença de posição em 2012: 0


Fonte: Portal Administradores
09/05/2014

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Prêmio SEAE – Concurso de Monografias em Defesa da Concorrência e Regulação da Atividade Econômica IX Edição 2014

Descrição:

O Prêmio SEAE de Monografias tem a finalidade de estimular a pesquisa acerca dos temas subjacentes à defesa da concorrência e à regulação econômica e de difundir esses temas junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade em geral, reconhecendo os trabalhos de qualidade técnica e de aplicabilidade na Administração Pública.

Acesse o Regulamento 2014 para mais informações sobre os temas.


Data limite:

Até 8 de setembro de 2014.


Elegibilidade:

Poderão concorrer trabalhos individuais e em grupo de candidatos de qualquer nacionalidade e formação acadêmica, conforme abaixo: 

Candidatos que tenham concluído a graduação ou a pós-graduação em cursos de nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação; Candidatos que, por ocasião da inscrição da monografia, estiverem cursando o último ano da graduação em cursos de nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação.


Premiação:

Serão premiados os três primeiros colocados em cada um dos dois temas previstos. A Comissão Julgadora poderá conceder até duas menções honrosas, com diploma e direito à publicação do trabalho. A premiação dos vencedores será a seguinte: 

Valor de R$20.000,00 para o 1º colocado em cada tema;
Valor de R$10.000,00 para o 2º colocado em cada tema; 

Valor de R$5.000,00 para o 3º colocado em cada tema; 

Certificado de vencedor para os três primeiros colocados e eventuais menções honrosas; 

Publicação da monografia dos três primeiros colocados e eventuais menções honrosas, se houver. 


Os valores dos respectivos prêmios estarão sujeitos à incidência, dedução e retenção de impostos, conforme legislação em vigor, por ocasião da data de pagamento dos prêmios. A SEAE definirá o número de exemplares da publicação, tratada neste documento, que caberá a cada autor de monografia premiada.


Requisitos:

As monografias deverão apresentar, preferencialmente, enfoque atual com aplicabilidade para o caso brasileiro. Somente serão consideradas as monografias cujo contexto incidir sobre defesa da concorrência ou regulação econômica.


Restrições:

Cada candidato, incluindo o coautor, se houver, poderá apresentar apenas uma monografia, em um dos temas previstos. Ficam impedidos de participar:

Trabalhos de autoria dos membros da comissão julgadora e dos responsáveis pela execução do concurso, lotados na Diretoria de Educação da Escola de Administração Fazendária;

Capítulos de teses ou dissertações que já tenham sido premiadas; Trabalhos premiados em concursos da SEAE ou em outros concursos congêneres.


Forma de Solicitação:

As inscrições deverão, obrigatoriamente, ser encaminhadas via encomenda expressa, do tipo Sedex, ou serviço similar para o seguinte endereço:

Escola de Administração Fazendária (ESAF)
IX Prêmio SEAE 2014
Diretoria de Educação (DIRED)
Rodovia DF-001, km 27,4
Setor de Habitações Individuais Sul, Bloco Q, Lago Sul
71686-900 Brasília-DF

Os documentos necessários para a inscrição estão listados neste link.

Será considerada como data de inscrição aquela constante do protocolo ou carimbo de entrega do material completo junto ao serviço postal. Serão rejeitadas as inscrições postadas após a data estipulada no caput deste artigo.


Contatos:



Home Page:



Fonte:

As informações descritas acima foram obtidas na home page da Financiadora.


9 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DO ADMINISTRADOR

Ofício Circular nº 115/ 2014/CFA/ASP

Brasília/DF, 07 de maio de 2014.

Aos Presidentes de CRAs e Conselheiros Federais

Assunto: Dia Nacional do Administrador



É com muito regozijo que disponibilizamos a V. Sªs a publicação – no Diário Oficial da União – Seção 1, de quarta-feira, 7 de maio de 2014, folha 1 – da Lei nº 12.967, de 6 antecedente, que INSTITUI O DIA NACIONAL DO ADMINISTRADOR – 9 de setembro.

Assinada pela Presidenta Dilma Rousseff no dia de ontem, a Lei decorre da aprovação pelas Casas Legislativas do PLC 97/2012 – CD e PL 6.953/2010 – SF, de autoria do Deputado Sandro Mabel, conforme abaixo:




LEI nº 12.967, DE 6 DE MAIO DE 2014

Institui o Dia Nacional do Administrador.


A Presidenta da República

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - É instituído o Dia Nacional do Administrador, a ser comemorado, anualmente, no dia 9 de setembro.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Brasília, 6 de maio de 2014; 193º da Independência e 126º da República.


DILMA ROUSSEFF
José Eduardo Cardozo

Encontro de Gestão e Negócios - EGEN 2014

Informamos que estão abertas as submissões para o Encontro de Gestão e Negócios - EGEN 2014. Este evento tem como objetivo o debate científico, a divulgação de pesquisas e práticas empresariais, a integração entre a graduação e a pós-graduação dos cursos de Gestão e Negócios, facilitando a discussão de ideias, disseminação de experiências e informações sobre os campos de conhecimento em inovação, tecnologia e gestão. O encontro é uma realização da Universidade Federal de Uberlândia, por meio da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN/UFU), em parceria com outras instituições de ensino superior, empresas, entidades governamentais e órgãos de fomento.

Neste ano, o EGEN tem como tema "Inovação e tecnologia a serviço da gestão" e ocorrerá entre os dias 20 e 22 de outubro, abrangendo um público expressivo de participantes, entre alunos de graduação e pós-graduação, professores universitários e pesquisadores do Brasil 
e de outros países, além de empresários e profissionais de diversas áreas.

Fiquem atentos à data limite para submissão dos artigos - 02/06/2014 - e as áreas temáticas para envio dos trabalhos, a saber: 

Gestão Financeira;
Produção e Logística;
Gestão e Políticas Públicas;
Gestão Social;
Gestão de Pessoas;
Gestão na Saúde;
Gestão na Educação;
Gestão Ambiental;
Gestão no Agronegócio;
Marketing; 
Estudos Organizacionais;
Esportes e entretenimento;
Gestão da Inovação e Empreendedorismo.

Os trabalhos serão selecionados para apresentação nas modalidades de comunicação oral ou pôster, conforme a avaliação dos pareceristas e a coordenação responsável pela área de submissão. Haverá premiação para os melhores artigos, como também a indicação para 
publicação em revistas científicas.