segunda-feira, 19 de novembro de 2012

"Tentar prever o futuro não é sempre útil", afirma pesquisadora

Para Saras Sarasvathy, da Darden School of Business, é mais eficiente estabelecer metas durante o processo de empreender
 
 
 
O que faz alguém tornar-se um empreendedor? Que características especiais tornam essas pessoas capazes de realizar feitos de sucesso nos negócios, inovar, ousar e crescer? É possível aprender ou ensinar o caminho para se tornar um empreendedor de sucesso?
 
Essas perguntas permeiam as discussões sobre empreendedorismo toda a vez que o tema vem à tona. E, de certa maneira, são o foco do trabalho da professora Saras D. Sarasvathy, da Darden School of Business, na Universidade de Virgínia. Ela é um dos principais nomes internacionais no estudo sobre a base cognitiva para o empreendedorismo de alto desempenho. Entre as suas pesquisas, Saras chegou ao conceito de empreendedorismo por effectuation – uma palavra que pode ser traduzida como efetivação. Em seu trabalho, o conceito aparece como uma oposição ao pensamento causal.
 
“A racionalidade causal começa com uma meta pré-determinada e uma relação de meios definidos e procura identificar a melhor, mais rápida, mais barata e mais eficiente alternativa para atingir essa meta”, diz. Por outro lado, a racionalidade por effectuation não começa com essa meta pré-estabelecida. “Em vez disso, começa com um determinado conjunto de meios e permite que as metas surjam ao longo do tempo, a partir da imaginação e das aspirações diversas do fundador e das pessoas que interagem com ele”, afirma.
 
Saras esteve no Brasil para o Open Innovation Seminar, evento que se encerrou na última quarta-feira em São Paulo, e concedeu entrevista à Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Conheça a baixo um pouco mais sobre o pensamento da pesquisadora:
 
 
Como você define o conceito de empreendedorismo por effectuation? Como você chegou a ele?
 
O empreendedorismo por effectuation é a ideia de que as pessoas podem cocriar o futuro usando estratégias não pré-definidas. Tentar prever o futuro não é sempre útil, especialmente quando você está tentando construir algo novo. É mais útil trabalhar com as coisas dentro de seu controle e com o apoio dos colaboradores para remodelar e influenciar pouco a pouco o ambiente por meio de um processo de transformação que termina em um novo futuro, envolvendo novos produtos, empresas e mercados.
 
Eu descobri o conjunto de princípios que constituem o conceito de effectuation estudando empresários e especialistas - pessoas que fundaram empreendimentos há mais de 15 anos, incluindo histórias de sucessos e fracassos no seu currículo, e tomando como objeto de estudo pelo menos uma empresa pública. Eu tinha todos esses empresários e especialistas que participaram de uma pesquisa. Todos liam a mesma pergunta em voz alta – era uma questão com problemas comuns que acontecem em startups. Gravei as entrevistas, transcrevi as fitas e analisei as transcrições até chegar aos princípios da effectuation.
 
 
Nesse trabalho, você identificou algumas características comuns entre as pessoas que decidem empreender?
 
Não há um conjunto particular de características inatas que são necessárias ou suficientes para formar um empreendedor. Praticamente qualquer pessoa com uma variedade de características diferentes podem aprender o método de empreender por effectuation. É claro que isso não significa que qualquer um possa construir uma empresa que fatura US$ 1 bilhão. Tudo isso significa que existem tantos tipos diferentes de negócio que podem ser construídos, assim como existem diferentes tipos de empreendedor. E para cada tipo de pessoa há coisas que podem ser aprendidas para que se tornem empreendedores mais eficazes. Assim como todos nós podemos aprender o pensamento científico, mesmo que alguns tenham um QI mais alto do que os outros, ou como podemos aprender a cantar melhor, embora alguns tenham uma voz melhor do que outros.
 
 
No Brasil, muitos empreendedores iniciam um negócio por necessidade. Você vê diferença entre aqueles que empreendem por oportunidade e aqueles que iniciam um negócio por necessidade?
 
Claro. Mesmo em os Estados Unidos há empreendedores por necessidade. Às vezes, as pessoas perdem seus empregos e precisam iniciar empreendimentos para sustentar a si e suas famílias. Às vezes a mulher pode se divorciar e descobrir que ela já não pode se dar ao luxo de ser uma dona de casa e tem de ganhar a vida. Mas, se ela ficou fora do local de trabalho por um longo período, pode ser difícil encontrar um emprego e, por isso, acaba optando por iniciar um empreendimento.
 
É claro que existem muitas diferenças entre empreendedores por necessidade e por oportunidade. Mas o meu ponto sobre effectuation é que, mesmo dentro de um grupo, há diferenças entre um empreendedor e outro. Porque todo mundo é diferente, cada porto de partida é diferente, cada um vai também chegar a diferentes pontos de partida - mesmo quando cada um está usando os mesmos principíos de effectuation. Essa é a beleza do método de effectuation. É o que aumenta a probabilidade de que mais pessoas possam se tornar empreendedores viáveis e mais inovações valiosas aconteçam durante o processo.
 
 
Fonte: Revista PEGN
19/11/2012

Nenhum comentário: