segunda-feira, 19 de novembro de 2012

10 dicas para ser reprovado numa entrevista de emprego

Quer a vaga? Então, não siga esses conselhos. Melhor, leia atentamente cada um para ver se você não está dando alguma mancada.
 
 
 
Saiba o que NÃO fazer numa entrevista de emprego, de modo a aumentar suas chances. Mas, lembre-se, seja você mesmo, viu?
 
Precisa aumentar suas chances de sucesso? Então, siga algumas dicas importantes:
 
 
1 - Comparecer à entrevista vindo direto da balada
 
No meu tempo dizia-se noitada... Bem, não faz muito tempo assim. Enfim, as impressões que ficam ainda são as mesmas. Comparecer à entrevista com a cara amassada no meio da semana pode assustar o selecionador. Cheirando a álcool, então, nem merece comentários.
 
 
2 - Comparecer de chinelo de dedo
 
A mocinha era linda e super descolada, mas a vaga era para recepcionista de uma rede internacional de hotéis. A questão é que depois da entrevista inicial ela deveria seguir imediatamente para uma segunda etapa do processo no próprio hotel. Sinto muito, mas chão de mármore e arabescos não combinam com chinelos de dedo. O candidato deve estar preparado para causar uma boa impressão em qualquer ambiente. Aparência conta sim!
 
 
3 - Vestimentas muito ousadas ou extravagantes
 
Decotes, saia e calças muito justas, tecidos transparentes e cores berrantes. Como citei anteriormente, a aparência conta muito no momento da entrevista. As empresas procuram por pessoas sóbrias e capazes de executar atividades que contribuam para o crescimento da organização. Aí você pergunta: vão me julgar pela roupa? Sim! Eles ainda não te conhecem, não sabem da sua capacidade. De acordo com suas roupas podem fazer outro juízo de você. Portanto, procure trajar-se de forma conservadora. Mas lembre-se de se sentir à vontade e manter seu estilo, sem exageros.
 
 
4 - Cuidado para não exagerar no perfume
 
Realmente perfume é algo muito pessoal. Inclusive certos tipos, que exigem hora e lugar para serem usados. Bem, se você não tem ninguém para orientá-lo o melhor é lembrar que quando estamos em busca de emprego vamos lidar com vários tipos de pessoas e frequentar diversos ambientes. Portanto, seja marcante, mas por seu conteúdo.
 
 
5 - Mascar chiclete durante uma entrevista (mesmo por telefone)
 
O selecionador percebe, pois seu tom de voz se altera, as palavras saem incompletas e isso compromete muito a sua forma de se expressão.
 
Ah! Sim, e pessoalmente ainda é possível ver até uma "babinha" escorrendo no canto da boca. Éca!
 
 
6 - Atender ao celular
 
Este é um problema. Se a pessoa for discreta ainda vai, mas muitas vezes o candidato fica "discutindo a relação" diante do selecionador. Evite usar o celular nestes momentos, a sua atenção deve estar voltada para a entrevista.
 
 
7 - Comparecer à entrevista acompanhado
 
Não! Definitivamente, nunca faça isto. Alguns candidatos levam suas mães, amigos e cônjuges. Estes acompanhantes muitas vezes até entram na sala junto com o candidato sem serem convidados. O pior é que ainda dão palpites.
 
O candidato à vaga é você, só você, os acompanhantes são completamente desnecessários.
 
 
8 - Mexer nos objetos sobre a mesa do selecionador
 
Parece brincadeira, mas não se assuste, pois este comportamento é mais comum do que você imagina. Há candidatos que organizam os objetos sobre a mesa, brincam com os bibelôs e abrem espaço no centro da mesa. Outro dia vi um candidato abrindo gavetas. Inconveniente... Bem, acredito que nestes casos talvez seja necessário um acompanhamento psicológico.
 
 
9 - Ligar insistentemente para saber o resultado da seleção
 
Por mais que a ansiedade lhe cause comichão é importante saber se colocar no lugar do selecionador. São muitas vagas e muitos candidatos. Já pensou se todo mundo decidir ligar? Compreenda que um processo seletivo pode levar certo tempo. Portanto, após a entrevista pergunte como será a finalização do processo e qual o tempo previsto para receber uma resposta, seja ela afirmativa ou não.
 
 
10 – Bola pra frente!
 
Se não foi desta vez procure fazer uma autocrítica. Veja a negativa como uma oportunidade de aperfeiçoamento. É como sempre digo, não cometo os mesmos erros, procuro cometer erros novos.
 
 
Por enquanto siga estas dicas. Hoje ficamos por aqui. Sim, vale lembrar que muitas vezes uma aparente e pequena agência de empregos pode ter como cliente empresas multinacional. Pense nisso!
 
 
Fonte: Portal Administradores
19/11/2012

Nenhum comentário: