Por Wagner Campos
Há uma grande diferença entre Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico. O Planejamento
Estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para
a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as
condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Já a Gestão
Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação
sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de
mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Como
o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em
ações estratégicas em todas as áreas.
Dentro da Gestão Estratégica existem vários passos. Inicialmente é realizado um Diagnóstico
Estratégico, onde são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa,
buscando assim avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes
dentro da instituição, bem como se estão oferecendo os resultados esperados.
Dentro do Diagnóstico Estratégico, são levantadas informações como a competitividade da empresa, o
portifólio de produtos, ações de mudanças, vulnerabilidade às ameaças
existentes, quantidade de recursos estratégicos disponíveis e projetos futuros.
Em seguida é realizada uma verificação sobre a Prontidão
Estratégica, ou seja, o envolvimento e disponibilidade da direção da empresa em relação
ao futuro, as ações tomadas pela alta administração para solucionarem eventuais
“janelas” estratégicas, a atenção às mudanças que podem afetar de forma
positiva ou negativa, obstáculos institucionais, estatuários, culturais, a
existência de perfeita comunicação interna, a existência de sistema de
reconhecimento de equipe, que venham de encontro com a Missão, Visão e Valores
da empresa, etc.
Posteriormente inicia-se o processo de seleção das prioridades em função da
gravidade dos problemas encontrados dentro da organização e assim é
estabelecida uma seqüência lógica para a implementação das ações, com foco nos
mais importantes em primeiro plano. Tal ação é conhecida como Direcionamento
Estratégico, ou seja, é o momento que se define o direcionamento que a instituição
precisa seguir para sobreviver ou se sobressair em determinado cenário.
Como o conceito de estratégia relaciona-se diretamente com visão de futuro, uma
empresa precisa ter sua visão focada no futuro. Deve então, manter a Vigilância
Estratégica, ou seja, deve observar, acompanhar, questionar, vasculhar o horizonte,
no tempo, no espaço, à procura de possíveis riscos e oportunidades que possam
exigir, oportunamente, ações antecipadas e respostas estratégicas ou
contramedidas da organização.
Enfim, para uma empresa atuar com uma Gestão Estratégica precisa apurar todos seus
processos e sua real situação e desenvolver ações corretivas constantes,
focando seus objetivos e metas e desenvolvendo suas estratégias de forma a
manter sua sobrevivência, crescimento e diferenciação competitiva.
WAGNER CAMPOS é Especialista em
Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Professor de MBA
em Marketing e Vendas, MBA em Gestão de Pessoas e MBA em Logística. Contribuiu
com empresas como Ambev, Unibanco, Whirlpool Eletrodomésticos e Sebrae. É autor
do Livro "Vencendo Dia a Dia".
Material enviado pelo Professor Norival Carvalho Cunha
27/08/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário