segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O esforço redobrado do CMO e CIO para conquistar clientes

Produtos e serviços commoditizados e consumidores mais bem informados e exigentes mudam as regras do relacionamento empresa-cliente

A nova regra do jogo no mundo corporativo para quem quer se destacar perante a concorrência é tratar de atender o consumidor de maneira individualizada. Hoje, 77% da população global é assinante móvel e é preciso, antes de tudo, entender o perfil, o gosto e as preferências deste consumidor 2.0.
 
Para conectar-se ao cliente de forma individual e eficaz, é preciso ter um sistema de engajamento que maximize o valor de cada interação. E para se ter interação e transparência alinhados, o CMO (Chief Marketing Officer) e o CIO (Chief Information Officer) devem firmar uma parceria nas ações direcionadas aos consumidores.
 
De acordo com dados do estudo “CMO e CIO – conhecidos ou aliados?”, conduzido pela IBM, ambos os executivos têm propósitos semelhantes nas questões relacionadas ao uso da tecnologia como alicerce para as ações de marketing na conquista e fidelização dos clientes.
 
A sinergia pode ser notada também nas respostas relacionadas ao negócio. Eles concordam, quase em sua totalidade - 93% dos CMOs e 92% dos CIOs - que a tecnologia é um fator crítico para o sucesso das companhias. Por este motivo, 58% dos CIOs e 52% dos CMOs mostraram-se dispostos a colaborar para promover a inovação no modelo de negócio.
 
 
A maioria quer mudanças
 
Atentos a essa demanda, 81% dos CMOs e 83% dos CIOs planejam aumentar a competitividade com a utilização de ferramentas analíticas.
 
Se por um lado os CMOs reconhecem a importância da aplicação dessas tecnologias, por outro 71% deles não se sentem preparados para lidar com a explosão de dados que atinge as empresas.
 
Outras demandas tecnológicas importantes, mas que também apontaram despreparo desses profissionais são a utilização das mídias sociais e o crescimento de canais e dispositivos de comunicação.
 
Os números evidenciam que os objetivos e aspirações dos CMOs e CIOs estão alinhados para conquistar melhores e maiores resultados para as suas companhias.
 
Essas duas áreas estão em um ponto de inflexão histórica e nunca houve um momento em que eles precisassem tanto um do outro.
 
Para se destacar neste novo modelo de negócio, a empresa precisa aproveitar a avalanche de dados para entender e responder aos seus clientes de forma customizada. Criar um sistema de engajamento capaz de entregar valor aos consumidores e projetar a cultura e a marca da empresa serão fatores-chave para o sucesso corporativo.

(*) Isabela Martins é consultora da IBM Brasil para o segmento de CRM (Customer Relationship Management)
 
 
Fonte: Portal HSM
04/03/2013 

Um comentário:

Como liderar uma equipe. disse...

Nunca em todos os tempos houve um momento de tanta descoberta como o tempo presente.O uso das duas tecnologia para o fortalecimento da organização,demonstra absoluta inteligencia em utilizar o que temos de melhor.

Parabéns!!!

Ótimo artigo,amei.