domingo, 3 de fevereiro de 2013

Invista no Social

Popularidade conta mais que inteligência. Sabe a história de que, no futuro, o nerd é que se dá bem? As pesquisas desmentem.


Os jovens mais populares na escola ganham mais dinheiro na idade adulta. Ou, como lamentou a jornalista Katy Waldman na revista online Slate, “os carinhas que te torturaram no segundo grau agora são ricos!”. A conclusão é de um estudo do National Bureau of Economic Research, entidade privada sediada em Cambridge, Massachusetts. Os pesquisadores constataram que os estudantes com maior rede de relacionamentos durante o período escolar apresentavam anos depois rendimentos superiores à média. A explicação: eles entendem melhor as “regras do jogo” social, sabem como ganhar aceitação e apoio, entendem quando confiar ou retribuir. Eles atraem as pessoas, e isso se transforma em oportunidades de negócios. Como diria Woody Allen, o sucesso se baseia em networking. O estudo utilizou a teoria sociométrica, interpretando o número de indicações de amizade (muito comum nas escolas americanas) como uma medida de acumulação de capital social pessoal. E aponta três fatores fundamentais para determinar a popularidade de um estudante. Primeiro, que tenha vindo de um ambiente familiar favorável, com temperamento mais equilibrado. Depois, que exiba qualidades comuns a boa parte dos colegas, pois semelhantes se atraem. Por fim, que seja relativamente mais velho e mais esperto que a maioria, o que fortalece a liderança. O estudo conclui que a riqueza do jovem pouco influencia sua popularidade.
 
A pesquisa pode ser má notícia para os nerds da classe, introspectivos e reservados. Embora sejam às vezes mais inteligentes e cultos, têm dificuldade de estabelecer uma rede de relacionamentos e contam apenas com seu talento. A timidez desempenha um papel importante: geralmente a classe é dominada pelos mais falantes, que organizam festas e eventos sociais. Mas isso não significa que todo nerd fracassará – Bill Gates e Steve Jobs são provas disso. Outro nerd, Mark Zuckerberg, soube inventar uma forma de fazer o maior networking do mundo.
 
 
Fonte: Época NEGÓCIOS
03/02/2013

Nenhum comentário: