quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

10 dicas para montar uma apresentação de impacto

Especialista compartilha sugestões de como chamar a atenção do seu público
 
Por Alexandre Finelli
 

“De nada adianta você ter uma ideia ou um projeto belíssimo se o valor dele não consegue ser percebido por parte do público.” É com essa afirmação que Eduardo Adas, fundador da Soap (State of the Art Presentation), define a importância de elaborar uma apresentação de impacto para divulgar a sua ideia de negócio. “Já vimos grandes ideias e projetos morrerem na praia na hora de uma apresentação. É um momento decisivo, em que a construção de uma história deve ser focada no benefício que sua ideia pode trazer à audiência.” Criada em abril de 2003, em São Paulo, e hoje presente em seis países além do Brasil (Estados Unidos, Portugal, Itália, Espanha, França e Angola), a Soap é uma empresa especializada em elaborar apresentações corporativas. As técnicas utilizadas pela empresa foram criadas a partir do histórico pessoal e profissional de Adas e de seu sócio, Joni Galvão. “Nosso grande desafio é transformar apresentações longas e chatas em grandes histórias, focadas não apenas na razão, mas principalmente na emoção”. Para isso, eles investem pesado em ilustrações e demais recursos gráficos.
 
A parte visual é crucial, mas há também um foco especial no apresentador. “Ele é o protagonista. O material é um apoio que pode aumentar suas chances na hora de conquistar seu público”, diz Adas.
 
Cada apresentação deve estar adequada às seguintes variáveis: o objetivo de sua reunião, o perfil do público alvo, o tempo disponível, o perfil do apresentador e o contexto. “Qualquer apresentação deve se concentrar em como você vai melhorar a vida de quem assiste a ela.”
 
Abaixo, Adas compartilha dez dicas preciosas para empreendedores que estão preparando uma apresentação eficiente conquistarem sua audiência, seja para conseguir um recurso financeiro com investidor ou para mostrar a concepção de um produto novo.
 
1. Defina um objetivo: tenha em mente que uma apresentação não é um fim, mas um meio para aumentar suas chances de sucesso em uma reunião ou evento. O PowerPoint é apenas uma ferramenta, um apoio para ajudá-lo a contar uma história com foco no benefício que deseja trazer para seu público.
 
2. Marque um novo encontro: raramente conseguimos “vender” determinada ideia na primeira reunião, ou seja, na maior parte das vezes, o sucesso de um encontro está na conquista do próximo. Dessa forma, o conteúdo deve estar focado nesse objetivo, que é marcar a próxima reunião.
 
3. Veja com quem está falando: estude e pesquise a fundo o perfil do seu público, o que ele já sabe e quais seus projetos e prioridades que estão em andamento.
 
4. Siga um cronograma: crie uma história com começo, meio e fim. O roteiro dessa história deve estar centrado no beneficio maior que você deseja trazer para o público presente.
 
5. Seja verdadeiro: não oculte seus pontos fracos que já são públicos. Em vez disso, procure mostrar os projetos para superá-los.
 
6. Faça um rascunho: só abra o PowerPoint quando tiver claro o roteiro de sua história no papel ou no Word. Começar pelo PPT é como pensar em criar um filme e procurar logo a câmera. A filmagem só começa quando o filme está pronto no storyboard. Vá em busca de sustentação (dados, gráficos, tabelas, exemplos) só depois de ter claro o roteiro de sua história.
 
7. Não enrijeça: traga muita emoção para sua história. As decisões são bastante influenciadas pela emoção, não apenas pela razão.
 
8. Estude sua apresentação: tenha a história na cabeça. A primeira evidência de que sua apresentação pode ser boa é quando o apresentador sente-se capaz de fazer a apresentação até sem PowerPoint. O protagonista de uma apresentação é o apresentador. O material deve servir como apoio para o apresentador e como complemento visual para o entendimento e a manutenção da atenção por parte do público.
 
9. Evite excessos: em uma apresentação presencial, deixe o mínimo de texto na tela. O excesso traz basicamente dois problemas: desconfiança e dispersão por parte do público.
 
10. Ensaie, ensaie e ensaie de novo: treine muito para a apresentação e planeje cada etapa de sua reunião. Quando você tiver a história na cabeça, sua adrenalina estará sob controle.


 
Fonte: Revista PEGN
14/02/2013

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