Escolhas ousadas que quebram padrões levam à inovação e ao empreendedorismo. Líderes que aprendem a abraçar decisões fora daquilo que consideram confortável ou garantido são capazes de superar limites de uma maneira que os mais conservadores não conseguem. E atitudes inovadoras são uma boa maneira de conquistar reconhecimento e sucesso.
É justamente dessa coragem que fala a escritora Nadia Goodman no blog The Daily Dose, do site Entrepreneur. Ela cita o exemplo da empresa americana de cosméticos masculinos Old Spice. Por meio de uma campanha viral de marketing que levou o slogan “Smell like a man, man!” (“Tenha cheiro de homem, cara!”) a marca foi redefinida e colocada nos holofotes.O último vídeo da série, que mais uma vez foge drasticamente de qualquer abordagem publicitária tradicional, mostra o protagonista da campanha, Terry Crews, tocando instrumentos musicais através de flexões de seus músculos generosos. Por mais que alguns possam considerar o conceito ridículo, sua eficácia é inegável: o vídeo teve, em uma semana, mais de 6 milhões de cliques no YouTube.
Para correr riscos inteligentes, é preciso primeiro se acostumar com a ideia de um pouco de desconforto. Quando você souber como lidar com esse sentimento, estará mais bem equipado para avaliar escolhas arriscadas e menos resistente à inovação.
Há diversas maneiras de expandir os seus limites. Entretanto, o essencial é se colocar em uma situação pouco familiar até que se acostume com ela. A estratégia escolhida renderá ainda mais frutos se permitir que você exercite habilidades que se aplicam diretamente ao seu negócio. Nadia Goodman recomenda as três opções abaixo:
1. Faça um curso de improviso. Toda vez que você assume um risco no seu negócio, há a possibilidade de fracasso. O improviso teatral se assemelha a essa situação e faz com que você se acostume rapidamente com a ideia de mudança. Cursos de improviso desenvolvem a capacidade de pensar com agilidade, nutrindo a criatividade. Além disso, encorajam a abertura a novidades, pois obrigam a aceitação de ideias alheias e a construção em cima delas. Essa prática fará com que você consiga transformar ideias incomuns em planos brilhantes, em vez de simplesmente descartá-las.
2. Troque de lugar com a recepcionista. Saia da segurança do seu cargo e passe uma semana no buchicho da empresa. Um CEO ocupando uma posição tida como inferior torna-o mais acessível e mostra que está disposto a fugir do óbvio. É possível que a sua semana seja menos produtiva, mas observar a empresa de um ponto de vista diferente enriquecerá uma mente aberta e levará a uma compreensão diferenciada do funcionamento interno. Isso, por sua vez, inspira perspectivas diferentes e fomenta novas ideias.
3. Seja aberto a análise e observações. Quanto maior uma empresa, mais os líderes são protegidos de opiniões críticas. Faça-se sinceramente aberto a sugestões e avaliações, tanto de colegas de trabalho quanto de clientes. Tente respondê-los honestamente e escutar as críticas de mente aberta. Assim, você estará aberto a novos pensamentos que poderão contribuir muito para o melhoramento da sua empresa.
Fonte: Revista PEGN (Papo de Empreendedor)
14/09/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário