sexta-feira, 8 de março de 2013

Um método para pedir desculpas

Sem isso, não dá para ter um bom clima de trabalho
 
Por: Roberto Shinyashiki*  

Há dois anos, eu participava de um seminário com Alex Mandossian, um dos maiores especialistas em marketing eletrônico da atualidade.Era quase meia-noite, o grupo estava cansado e o programa estava muito atrasado.
 
Ele deu uma atividade para fazermos em duplas e pediu que dentro de dez minutos todos estivessem sentados para a continuação do programa.
 
Dez minutos depois, a maioria das pessoas ainda estava de pé. Mandossian soltou um grito, cobrando que todos estivessem sentados, reclamou que muitas pessoas eram irresponsáveis e que atrasar era um comportamento de perdedores.
 
Resultado: uma confusão danada, com muitos alunos se dizendo ofendidos e ele mais agressivo com a turma.
 
Um outro palestrante da equipe subiu ao palco e continuou o programa até o final da noite. A pergunta que todos se faziam era como ele conseguiria liderar o grupo depois daquela grosseria.
 
No dia seguinte, ele começou a aula pedindo perdão para as pessoas e dizendo que a atitude dele não tinha a mínima justificativa.
 
Disse também que não tinha conseguido dormir à noite, perguntando-se por que tinha agido daquela maneira. No final, falou a seguinte frase: “O que eu fiz não tem justificativa, mas quero saber se o que eu fiz é perdoável.” E completou: “vocês podem me perdoar?”
 
A frase dele veio do fundo do coração, com tanta intensidade que não houve quem não o perdoasse.
 
O maior problema geralmente não é quando a pessoa erra, mas o que ela faz com o erro. Alguns tentam se justificar, outros responsabilizam os demais por seu erro – e então a situação se agrava.
 
Tenho um método para pedir desculpas.
 
1- Dizer que quer pedir desculpas por um determinado erro;
 
2- Falar sobre o erro que cometeu;
 
3- Reconhecer como a pessoa deve ter se sentido magoada;
 
4- Comprometer-se a não repetir o erro;
 
5- Falar de como essa amizade é importante.
 
Quando se trabalha com pessoas, sempre há erros, de todos. Por isso um bom ambiente de trabalho só pode existir se as pessoas sabem reconhecer os seus erros e pedir desculpas – e também, por outro lado, sabem perdoar. Você tem pedido desculpas quando erra e perdoado quando o erro é dos outros?
 
 
(*) Roberto Shinyashiki é palestrante e doutor em administração pela FEA-USP. É também autor dos best-sellers Sem Medo de Vencer; A Revolução dos Campeões; O Sucesso É Ser Feliz; Os Donos do Futuro; Você, a Alma do Negócio; O Poder da Solução; Heróis de Verdade; Tudo ou Nada e Os Segredos dos Campeões.
 
 
Fonte: Época NEGÓCIOS
08/03/2013

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