quinta-feira, 7 de março de 2013

Como avaliar se vale a pena tirar sua ideia do papel

Confira algumas dicas para identificar se compensa lançar sua startup no mercado

         
Por Daniela Moreira
   
 Shutterstock
Vale a pena tirar a ideia do papel ou não? Esta é a pergunta que muitos empreendedores se fazem quando estão prestes a investir em algo novo. Quando se trata de projetos inovadores, a dúvida fica mais latente. Para Felipe Lachowski, cofundador da StartupHouse, especialista na criação de negócios, a melhor maneira de encontrar a resposta para esta pergunta é com o cliente.
 
“Vale a pena tirar a ideia do papel se tem cliente disposto a pagar por isso. É fundamental entender qual é a dor do cliente e se a solução proposta a resolve. Quanto mais positivo for o feedback, mais vale a pena tirar a ideia do papel”, afirma.
 
A grande maioria dos projetos não decola justamente porque o criador não procura esse “sinal verde”. E o pior: muitas startups só descobrem que estão no caminho errado tarde demais, quando já lançaram produtos que não vendem.
 
“Muito provavelmente, este empreendedor não validou sua ideia com o cliente antes de tirá-la do papel”, afirma Lachowski.
 
Confira algumas dicas para não cometer esse erro e começar sua empreitada com o pé direito:
 
 
O cliente sempre tem razão
 
Esta máxima também vale na hora de desenvolver seu produto. Identifique quem serão seus clientes, e escute-os. ”Não é o empreendedor quem vai montar o produto, e sim o cliente”, diz Lachowski.
 
 
Entenda o mercado almejado
 
Viu uma oportunidade? Então faça uma pesquisa sobre esse universo. Quem faz isso aqui? Quem faz isso lá fora? Qual é o tamanho do mercado? Aonde se pode chegar? Quem são as grandes empresas que se interessariam por isso (potencial parceiro e saída do investimento)?
 
 
Substitua o “good to have” por “must to have”
 
O seu produto deve atender a uma necessidade essencial na vida do cliente, e não solucionar apenas problemas superficiais.
 
 
Teste antes de lançar o produto final
 
Foi a campo e descobriu que vale a pena tirar a ideia do papel? Ótimo, então comece testando seu produto. ”Monte alguma coisa mínima, um MVP (Minimum Viable Product). Não precisa ser algo cheio de funcionalidades, mas faça bem feito e com qualidade”, recomenda o empreendedor.
 
 
Fonte: Revista PEGN
07/03/2013 

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