segunda-feira, 2 de abril de 2012

Não há olhos para todos os liderados

Em palestra bem humorada, Clóvis de Barros Filho falou como confiar e desconfiar interfere na convivência social e impacta nossas decisões pessoais e profissionais

A confiança e a desconfiança caminham juntas não só no espaço profissional, como em tudo que envolve a nossa vida. Por isso, o professor Clóvis de Barros Filho, que é livre docente da Escola de Comunicação e Artes da USP, trouxe o tema confiança ao Fórum HSM Gestão e Liderança 2012.

O ser humano passa o tempo todo verificando o ambiente que nos cerca com os nossos sentidos e coletando informações para decidir que caminho vai seguir. Entretanto, por mais que se esforce, nunca será capaz de verificar tudo o que está a sua volta e tudo o que resta é confiar.

“Quem é líder sabe que não há olhos para todos os liderados. Por isso a confiança é essencial no espaço laboral”, comenta Barros Filho. Ele complementa argumentando que não há condição física e material para controle universal. Por isso, confiar é a certeza sobre algo que não podemos verificar.

“Quando você deposita o dinheiro no banco, você deixa de ter o dinheiro nas mãos, mas o banco lhe apresenta um extrato. Você confia que o extrato é o mesmo que o dinheiro.

Porque se todos desconfiarem ao mesmo tempo, o banco não terá o dinheiro para mostrar para todos”.

O professor lembrou que se todos resolvessem desconfiar radicalmente uns dos outros, o mundo acabaria em conflito, violência e caos. Dessa forma, conclui-se que a confiança é essencial para a existência humana.


O papel da DESconfiança

“Se confiança é fundamental, a desconfiança é inexorável. Para o filósofo Benedito Espinosa é melhor desconfiar da confiança. Afinal, a confiança é ingênua, enganadora e, portanto, perigosa”, relembrando a citação do famoso filósofo.

Apesar da importância do tema, não se pode escolher entre confiar ou desconfiar. “As causas que determinam a confiança independem da vontade das pessoas. Estamos presos numa cadeia de acontecimentos que simplesmente nos faz confiar em algo ou alguém”, explica o professor.

Outro tema destacado por Clóvis de Barros Filho foi a moral. Diferentemente da confiança, a moral está totalmente ligada às escolhas feitas pelo indivíduo segundo seus valores.

“É aquilo que você se impõe na hora de viver, assumindo princípios que você respeitaria mesmo que fosse invisível, mesmo que fosse invencível”, disse ele ressaltando a importância da liberdade de escolha.

“Moral é um verbo que se conjuga na primeira pessoa. Nada tem a ver com o olhar tirânico que chega de fora.”

A primeira confiança do ser humano, segundo o professor, é a de que a felicidade é possível. Para que isso aconteça, no entanto, o ser humano precisará buscar o entendimento com o próximo, através da confiança.

“Não foram poucos os profetas a recomendar a confiança universal, com amor ao próximo. É claro que apenas a confiança não eliminaria a tristeza, a frustração e a traição no mundo. Mas facilitaria muito a convivência”, completou o professor.


Fonte: Portal HSM
02/04/2012

Nenhum comentário: