sexta-feira, 6 de abril de 2012

Como identificar um futuro líder de mercado?

As características mais importantes em um empreendedor são visão de mercado e liderança de pessoas
         
Por Carlos Miranda*   

Na minha atividade de gestão de fundos de private equity, um dos principais desafios é identificar quais empresas serão as futuras líderes de mercado. O primeiro “filtro” que faço é buscar empresas que sejam lideradas por empreendedores excepcionais – aqueles que, com disciplina e foco, conseguem transitar sobre os principais desafios que uma empresa em processo de rápido crescimento enfrenta.

Esses desafios são basicamente: (i) saber identificar, atrair, inspirar, reter e desenvolver talentos; (ii) ter claramente definido quais serão o seu mercado, as suas necessidades e como gerenciar as suas mudanças; (iii) conseguir fazer uma gestão financeira eficaz, sabendo gerenciar aspectos como financiamento, sazonalidade, definição e variação de capital de giro; (iv) desenvolver uma operação consistente e confiável; (v) estabelecer boas alianças estratégicas ou associações; e (vi) ter capacidade de mitigar os riscos inerentes ao setor em que atua e os da organização.

Em seus estágios iniciais, as organizações não têm porte suficiente para conseguir estabelecer e absorver os custos de departamentos com atribuições específicas para atender esses desafios. Por isso classifico esse empreendedor que buscamos como excepcional.

Essa excepcionalidade está nas múltiplas competências que essa pessoa tem e na capacidade de, além de inovar e criar um novo negócio, conseguir desenvolver novas competências que não tinha antes de abrir a empresa.

É claro que, na medida em que a organização crescer, o empreendedor irá buscar essas competências com novas pessoas ou em alianças ou associações que irá estabelecer ao longo da vida da organização.

Já fui questionado várias vezes qual a ordem de importância dessas competências. Embora eu acredite que todas sejam igualmente importantes, eu diria que algumas delas são eliminatórias para quem quer empreender. As duas primeiras: visão de mercado e gestão de pessoas.

O empreendedor que não conhece ou não busca conhecer o mercado em que quer atuar não vai a lugar algum.

A visão de mercado possibilita entender as necessidades das pessoas, o comportamento do consumidor, quanto estaria disposto a pagar por soluções inovadoras e, mais ainda, se o problema que se quer resolver e a sua solução são suficientemente relevantes para conseguir atrair clientes para o negócio.

Quanto à gestão de pessoas, não podemos esquecer que empreender, além da parte criativa, é uma constante gestão de recursos escassos, procurando fazer mais com menos.

Como já disse, vários dos atributos que podem gerar liderança para uma organização, por conta de sua natureza diversa, poderão ser encontrados em mais de uma pessoa. Ter portanto a capacidade de atrair pessoas que representam diversidade em todos os sentidos para o seu negócio (técnica, de gênero, de crenças, entre outras) e, principalmente, conseguir fazer com que esses colaboradores participem das conquistas e, antes que elas ocorram, acreditem que ocorrerão é talvez um dos talentos que mais observo nos empreendedores de sucesso.

Lembro que, certa vez, quando estudava a vida de um famoso empreendedor brasileiro, Edson de Godoy Bueno, encontrei a declaração de uma de suas colaboradoras, que dizia: “O doutor Edson tem a capacidade de trazer as pessoas para dentro de seu sonho de tal forma que o sonho que era dele passa a ser de todos”.

Esses dois atributos podem até serem desenvolvidos, mas aqueles que nasceram com essas capacidades e que ao longo de suas carreiras empreendedoras conseguem aprimorá-las, esses sim são as joias raras que buscamos.

No entanto, isso também não é suficiente. Não acredito que, nos dias de hoje, empresas e gestores irão muito longe sem outros atributos como flexibilidade, aceitação da diversidade, integridade, busca da sustentabilidade e responsabilidade social.


*Carlos Miranda é presidente e fundador do fundo de private equity BR Opportunities, mestre em administração de empresas pelo IBMEC RJ e co-autor do livro “Empresas Familiares Brasilieiras”, organizado pelo Prof. Ives Gandra Martins
twitter:
@carlosmiranda2


Fonte: PEGN - Pequenas Empresas, Grandes Negócios
06/04/2012

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