O papel do executivo como líderes no desempenho da companhia
Para Philip Kotler reforçou no Fórum HSM Marketing e Customer Trends desta quarta-feira (28/9) que a qualidade do marketing de uma empresa depende, essencialmente, de duas pessoas: do diretor de marketing e do CEO.
“O CEO provavelmente nunca esteve em um curso de marketing”, afirma. Por isso, os resultados da companhia nesse setor dependem muito do diretor de marketing. Para Kotler, ele deve representar a voz do cliente perante os demais diretores da empresa e ser o guardião da marca.
Por isso, o especialista acredita que o marketing não deve ser visto apenas como um departamento isolado ou um prestador de serviços. Até mesmo porque o objetivo das diversas áreas da companhia é o mesmo: alcançar e conquistar o cliente.
Kotler defende que o marketing seja uma missão da empresa para clientes, comunidade, investidores e também funcionários. “É a transformação dos marqueteiros de hoje nos líderes de amanhã”, conclui o especialista.
As seis tarefas dos diretores de marketing
1 – Representar a voz do cliente
2 – Testar os impactos
3 – Monitorar o mercado, que está em mudança sempre
4 – Fazer uma análise preditiva dos clientes
5 – Emitir parecer sobre as linhas de produtos
6 – Dar um retorno sobre o investimento feito em marketing
O que as empresas devem fazer para cooperar
- Gerenciar o presente.
- Eliminar a gordura e abandonar produtos, segmentos, clientes e territórios não lucrativos.
- Aprimorar as operações.
- Adequar-se ao tamanho certo.
Esquecer efetivamente o passado
- Investir em produtos que já estão prontos.
- Aproveitar oportunidades.
- Explorar mudanças não lineares.
Criar o futuro
- Formular um grande novo projeto estratégico.
- O projeto deve proporcionar direção, motivação e desafios.
Fonte: Portal HSM
03/10/2011
03/10/2011
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