O primeiro passo é entender o que mudou. Podemos colocar essa evolução em quatro grandes fases:
1. A Velha Economia, onde imperava dentro das empresas o líder autoritário, uma estrutura hierárquica forte e as pessoas buscavam uma carreira sólida com estabilidade em grandes empresas.
2. A Nova Economia, onde iniciou-se uma transição para uma liderança mais democrática e participativa e o foco das pessoas estava mais na empregabilidade do que no emprego.
3. A Economia Global, dos dias de hoje, onde vê-se organizações mais planas e menos hierárquicas. O foco das pessoas está na construção de novos valores e na sustentabilidade.
4. A Economia Restabelecida, que vai surgir num futuro próximo. Voltaremos a um modo de vida holístico, onde vivacidade, experimentação e a reconstrução do fator humano será a grande prioridade.
O mundo mudou e com isso muda também a característica dos líderes de sucesso nesse futuro próximo. Com uma nova geração chegando nas empresas os líderes têm que adotar novas posturas e novos comportamentos para conseguir o ativo mais importante para as organizações modernas: o compromisso interno dos seus funcionários. As pessoas não trabalharão mais por salários e sim por causas que valham a pena. O desafio dos líderes passa a ser como traduzir o trabalho de cada um da sua equipe em uma causa ou propósito importante.
Para que os novos líderes possam pensar em como fazer isso, é preciso primeiro entender e acreditar em algumas premissas básicas:
Premissa 1:
- Todos temos as mesmas motivações básicas que constituem o "mecanismo" da vida. A necessidade de realização. Todo líder deve saber antes de qualquer coisa o que cada um na sua equipe precisa atingir para sentir-se realizado.
Premissa 2:
- As pessoas reivindicam por satisfação pessoal, que elas carregam para seus locais de trabalho.
- Líderes eficazes reconhecem as necessidades de conciliar as aspirações mais profundas das pessoas com o requerimento dos negócios e da empresa.
O segundo desafio do líder do futuro está em ajustar as necessidades pessoais às necessidades da empresa, de forma a casar as duas.
Premissa 3:
Líderes eficazes são bons em:
- Desenvolver tarefas de trabalho ao redor das aspirações pessoais de cada um.
- Entender e gerenciar emoções como processo de comunicação chave.
O terceiro passo está em entender e gerenciar as emoções dos componentes da sua equipe.
Como fazer isso? Listei abaixo algumas práticas simples, mas fundamentais para que você possa liderar nesse novo mundo e atingir resultados extraordinários:
- Forneça um senso de propósito, de missão para sua equipe;
- Construa junto com sua equipe visão e estratégia;
- Amarre o trabalho ao projeto de vida dos indivíduos da sua equipe;
- Preencha aspirações mais profundas da vida;
- Delegue e compartilhe poder e responsabilidades;
- Crie estímulo, competição;
- Eleve as expectativas de todos.
Por: Arthur Diniz, que é Fundador e principal executivo da Crescimentum. Autor do livro "Líder do Futuro - a transformação em líder coach". Possui MBA pela Columbia Business School em Nova York e certificado em "Liderança em equipes de Alta Performance" pelo Center for Creative Leadership. Foi alto executivo de empresas como Deutsche Bank e Santander. É professor de Empreendedorismo e Liderança nos cursos de pós-graduação do INSPER de São Paulo.
Fonte: Portal Administradores
16/10/2012
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