quarta-feira, 3 de outubro de 2012

5 erros fatais ao expandir o negócio por franquias

Expandir o negócio por meio de franquias é uma alternativa que os sócios da Ecoville Brasil, finalistas do Extreme Makeover 2012, estão examinando com atenção. As lojas próprias de produtos de limpeza da fabricante em Joinville deram tão certo que os irmãos Leandro e Leonardo Castelo (na foto, com o pai) receberam propostas de interessados em abrir suas próprias unidades e enxergaram a oportunidade de franquear a marca. “Já estamos em negociação com uma empresa especializada para estruturar o modelo”, diz Leonardo.

A estratégia abre espaço para um crescimento mais rápido, mas requer cuidados. Filomena Garcia, sócia da Franchise Store, conta quais são os erros mais comuns na hora de abrir uma franquia e explica como evitá-los:


Planejamento falho

O primeiro passo para ter sucesso em uma expansão por franquias é fazer um excelente planejamento. Deixar de fazer essa lição de casa é um erro fatal. “O franqueador precisa ter claro quantas unidades pretende abrir, em quais cidades e em quanto tempo”, afirma a consultora.


Precipitação

Um equívoco comum, segundo a especialista, é os donos receberem solicitações de interessados em representar a marca e começarem a franquear sem montar uma boa estrutura. “Muitos proprietários ficam com medo de perder a oportunidade e acabam se precipitando. É melhor pedir que eles aguardem até que o modelo esteja bem definido”, recomenda.


Franqueado errado

Não ter muito claro qual é o perfil do franqueado ideal ou aceitar pessoas que não tenham o perfil correto é outro perigo. “Às vezes a empresa até faz o estudo do perfil, mas abre mão dele para ter um crescimento mais rápido. No fim, o resultado será ruim e será necessário fazer mudanças.” O ideal é conhecer bem o tipo de franqueado de que a marca precisa e se ater a ele.


Suporte inadequado

Não dar o suporte necessário para o franqueado em todas as áreas do negócio é outra armadilha a evitar. “O franqueador tem que estar presente e apoiá-lo o tempo todo, com treinamentos e visitas”, ressalta. “A estrutura de suporte tem que crescer no mesmo ritmo que a rede.”


Comunicação ineficiente

A falta de transparência e de eficiência no diálogo com os franqueados também pode ameaçar o sucesso do negócio. “Usar o fundo de publicidade da rede e não prestar contas, por exemplo, pode trazer sérios problemas para os proprietários da marca”, diz a consultora. Os franqueados têm que estar sempre a par das decisões, por meios de canais eficientes de comunicação.


Fonte: Revista PEGN
03/10/2012

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