quarta-feira, 24 de outubro de 2012

É preciso reinventar a liderança

Na HSM ExpoManagement 2012, o Atelier de Líderes reunirá empresários de diversos segmentos para debater a reinvenção da liderança

Um espaço para discutir o estado da arte em conteúdos de gestão e liderança. Essa é a proposta da Estação de Conhecimento Atelier de Líderes, que acontecerá na HSM ExpoManagement 2012, entre 5 e 7 de novembro, em São Paulo. O objetivo é propiciar um debate prático e de alto nível sobre o que está sendo desenvolvido e praticado relativamente ao tema, no Brasil e no mundo.

César Souza, presidente e fundador da Empreenda, consultoria em Gestão e Recursos Humanos, parceira da HSM nessa discussão, comenta que será uma oportunidade de interação com grandes líderes brasileiros, descobrindo seus maiores desafios, curiosidades e anseios, sonhos e pesadelos.

Em sua segunda edição, o Atelier de Líderes seguirá a fórmula de sucesso de 2011: um debate permeando os diversos ângulos da liderança, seus diferentes estágios e embates. “No ano passado, reunimos os líderes de uma empresa de serviços, de uma multinacional brasileira e de uma multinacional estrangeira com atuação nacional. Promovemos um painel com jovens líderes, debate sobre a liderança vista dos palcos, entre outros momentos. Em 2012, vamos manter essa linha, abordando a liderança no mundo do varejo, nas pequenas e médias empresas, dos novos consumidores, do luxo”, conta Souza, enfatizando que é a liderança que provoca as grandes viradas na trajetória das empresas.


Neolíder

Autor do livro A NeoEmpresa: o futuro da sua carreira e dos negócios no mundo em reconfiguração, o sócio-diretor da Empreenda reforça a importância do assunto, sobretudo em uma época em que os líderes não gerenciam cargos, mas pessoas. “O novo líder precisa customizar sua relação com o liderado, oferecer uma causa para as pessoas estarem ao seu lado. O novo líder forma sucessores e não seguidores.”

Segundo o executivo, vivemos um apagão de liderança. “As organizações precisam dar um salto, caminhar em busca da reinvenção. Para isso, necessitam de líderes em muito mais quantidade e qualidade.”

Para mostrar a amplitude de atuação do neolíder e seus desafios futuros, a Estação de Conhecimento Atelier de Líderes também vai apresentar a peça teatral “Passaporte para o Futuro”, na qual o ator João Signorelli interpreta um executivo que se reinventa e se transforma no neolíder.


Palestrantes

A exemplo da edição anterior, o Atelier de Líderes reunirá expoentes de vários segmentos, alguns consagrados e outros não tão presentes na mídia, embora igualmente notáveis. “No ano passado, trouxemos o Diego Martins, CEO da Acesso Digital, pouco conhecido na época, mas que conduziu a companhia ao topo. Em 2012, foi eleita a melhor empresa brasileira para se trabalhar, no setor de TI & Telecom, em pesquisa realizada pelo Great Place to Work”, conclui Souza.


Fonte: Portal HSM
24/10/2012

Nenhum comentário: