terça-feira, 4 de março de 2014

As lições de carreira de 6 filmes indicados ao Oscar - 2014

De O Lobo de Wall Street à animação Croods, confira o que os indicados ao Oscar têm a contribuir para inspiração e motivação de carreira, segundo especialista.

6 indicados, muita inspiração

São Paulo – No último domingo à noite, a maior festa do cinema norte-americano premiou os principais títulos produzidos em 2013 na 86ª cerimônia do Oscar. Bons filmes, com histórias impressionantes ou comoventes, vão, em geral, muito além do entretenimento puro e simples. Podem servir como inspiração para vida pessoal e profissional também. Com alguns dos indicados ao Oscar deste ano não é diferente.

E como cinema é sempre uma opção para quem quer fugir do batuque e das lantejoulas no Carnaval, veja 6 opções para assistir e as lições de carreira presentes, segundo a consultora Stefania Giannoni, diretora da SLG Desenvolvimento de Pessoas.

"Em todos os filmes a seguir, a questão da sobrevivência e a forma de lidar com situações adversas são bem claras", diz. Confira:

O Lobo de Wall Street


O filme traz a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) em Wall Street. "É clara a questão da ambição desmedida e os danos em que ela acarreta ao Jordan e aos envolvidos", diz Stefania.

Até que ponto é saudável a busca por melhores condições financeiras? Essa é uma das perguntas a serem feitas, de acordo com ela. "Muitas vezes, as pessoas muito ambiciosas não conseguem enxergar as consequências de seus atos", diz.

O talento de Jordan Belfort também é notável. De acordo com ela, vale prestar atenção na sua capacidade de persuasão e convencimento. A habilidade dele para vendas é bem marcada no filme também. " É possível pensar em quantas pessoas talentosas não conseguem usar o seu talento de forma positiva", diz Stefania.

Inovação também é uma marca do personagem principal. "Ele reinventa a empresa, traz novas ideias e novas formas de fazer, ele é um empreendedor", diz a consultora e diretora da SLG.

E, embora, a falta de ética seja preponderante, Jordan tem a liderança no seu DNA. " A todo momento ele se coloca como um líder, ele ensina as pessoas e elas se inspiram nele, embora o seu foco esteja equivocado e falte ética", explica.

Diretor: Martin Scorsese
Ano: 2013
Duração: 180 minutos


12 anos de Escravidão


Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto, é sequestrado em 1841 e forçado a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos, por 12 anos.

Perseverança é a palavra-chave para se inspirar na história de Solomon, de acordo com Stefania. "A todo momento ele tem a clareza de que vai conseguir sair daquela situação, ele não desiste e encontra forças para superar", diz Stefania.

Vale notar também como ele consegue usar o talento com a música para conseguir sobreviver diante da adversidade, segundo a especialista. A questão do preconceito e de como é muitas vezes necessário fazer aquilo com que não concordamos tendo em vista a sobrevivência também são pontos de atenção.

"Ele tinha compaixão pelas pessoas, mas havia momentos em que ele precisava se proteger e fazer coisas que iam de encontro a seus valores. Entretanto era circunstancial e os seus valores eram mantidos", diz Stefania.

Diretor: Steve McQueen
Ano: 2013
Duração: 133 minutos


Capitão Philips


Richard Phillips (Tom Hanks) é um comandante naval, que vai trabalhar com uma nova equipe na missão de entregar mercadorias e alimentos para o povo somaliano. No início do trajeto, ele recebe a mensagem de que piratas têm agido com frequência por onde seu cargueiro. E é o que acontece.

"O capitão Philips é o verdadeiro líder", diz Stefania. A preocupação com a equipe, em termos de segurança e integridade física é explícita. O capitão dá o norte para a sua equipe e está sempre tentando buscar soluções para os problemas. " Tanto que a sua equipe não o abandona", diz a consultora.

A negociação também é crucial no filme e vale prestar atenção nas técnicas usadas pelos negociadores, segundo Stefania. A intuição do capitão, vista logo no começo do filme também é interessante, de acordo com ela.

Diretor: Paul Greengrass
Ano: 2013
Duração: 134 minutos


Clube de Compras Dallas


O filme mostra a batalha do texano e soropositivo Ron Woodroof (Matthew McConaughey), em 1986, contra a indústria farmacêutica, após seu diagnóstico. Em busca de tratamento alternativo e começa a contrabandear drogas ilegais do México.

A forma como Ron lida com a mudança na sua vida ( o diagnóstico) é uma questão universal, segundo Stefania. "Em um primeiro momento, ele não aceita, aí passa a aceitar e então via buscar a solução para a doença", diz ela.

A adversidade, no caso o vírus da Aids, o deixa mais humano, mais sensível às necessidades das outras pessoas. "Ele passa a entender as pessoas e aceitá-las também, como acontece quando fica amigo de um travesti", diz a consultora.

A inovação também é marcada pela sua procura por novos medicamentos. "Ele começa a a pesquisar, entender mais da doença e vai atrás de soluções por meiod e novas ideias", diz. Stefania.

Diretor: Jean-Marc Vallée
Ano: 2013
Duração: 117 minutos


Gravidade


Uma chuva de destroços vindos de um satélite russo destruído surpreende o astronauta Matt Kowalski (George Clooney) e a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock) que trabalham no conserto do telescópio Hubble. Os dois acabam sendo jogados no espaço sideral.

Apesar de ser a personagem de Sandra Bullock que aparece o tempo todo, a figura do personagem de George Clooney merece total atenção, diz a consultora. " Ele tem um papel decisivo no filme. É o líder coach, que orienta e estimula a personagem a encontrar soluções", diz ela.

Situações em que os profissionais se encontram sozinhos e que parecem assustadoras acontecem. E, nesse caso, saber gerenciar emoções é essencial para conseguir tomar decisões. "O filme mostra a importância do autocontrole e da inteligência emocional", diz Stefania.

Diretor: Alfonso Cuarón
Ano: 2013
Duração: 90 minutos


Os Croods


A animação traz a história de uma família na era pré-histórica, liderada pelo pai Grug que morre de medo do mundo exterior. Por isso, mantém sua família segura no interior de uma caverna.

Mas o mundo como eles conhecem está prestes a mudar e a jovem Eep, filha de Grug tem papel fundamental na sobrevivência da família.

A maneira de lidar com mudanças - e o apego às regras - dá o tom à animação, segundo a especialista. "Mostra o quanto o pai (Grug) é apegado às regras para sobreviver", diz.

É comum encontrar profissionais que não hesitam em dizer frases como "sempre foi assim", " é assim que querem que seja feito", pois dessa maneira consideram que vão se manter na empresa.

Mas, tudo pode mudar. E isso que ocorre no filme e a família é forçada a deixar a sua zona de conforto. E a figura de Eep, filha de Grug se sobressai pela busca do novo. O confronto de gerações também é um ponto importante da animação, segundo a especialista.

"Ela sai em busca da luz e acaba descobrindo um novo mundo", diz Stefania. De acordo com ela, é importante ressaltar que ao sair da zona de conforto, muitas vezes é possível descobrir coisas novas e muito melhores do que havia antes.

Diretor: Chris Sanders, Kirk De Micco
Ano: 2013
Duração 98 minutos


Fonte: EXAME.com
04/03/2014

Nenhum comentário: