terça-feira, 25 de março de 2014

10 perguntas embaraçosas na hora da entrevista de emprego

O consultor Ellis Chase dá dicas de como se sair bem nas respostas e garantir uma boa apresentação

O consultor em gestão norte-americano, Ellis Chase, acaba de publicar seu livro, "In Search of the Fun-Forever Job: Career Strategies That Work". Chase é profissional do ramo de recursos humanos e carreira há 35 anos e seu livro tem como temática as estratégias usadas na hora de conseguir um emprego.

Em entrevista à Forbes, Chase deu dicas de como responder àquelas perguntas chatas e traiçoeiras que aparecem durante uma entrevista de emprego, entre elas o que você não gosta sobre o seu trabalho e qual foi seu primeiro amor, considerada por muitos às grandes vilãs na hora decisiva da resposta.


1º) O que você não gosta sobre o seu trabalho?

Tente dizer algo como “eu não gosto quando recebo um monte de serviço quando já estou atolado”. Então, fale sobre como você desenvolveu habilidades de gerenciamento de tempo e de priorização e como isso te ajudou lidar com a sobrecarga de atribuição.


2º) Do que você tem medo no trabalho?

A longa e chata reunião de equipe semanal que irá atrasar sua produção. Mas você aprendeu a sorrir e aguentar e também a aceitar que este é o preço que se paga por trabalhar em uma grande organização. Conte como isso te ajudou a descrever em detalhes seus projetos e que descobriu informações valiosas sobre o resto da empresa durante essas reuniões.


3º) Descreva um período difícil em sua carreira.

Fale sobre como foi difícil a adaptação a um novo programa do escritório quando você já dominava o antigo. Conte que de primeira você se recusou a usar o produto, mas depois que você percebeu que não conseguia trabalhar sem o mesmo descobriu com quem falar o que ler e que recursos usar para usufruir do programa.


4º) Se você tivesse a oportunidade, qual figura histórica você gostaria de convidar para jantar?

Cite figuras lendárias de sua indústria. Se for de serviços financeiros ou qualquer coisa relacionada com o investimento, você pode dizer que gostaria de jantar com Warren Buffett e conversar com ele sobre investimentos. Se você trabalha com tecnologia, Bill Gates e Steve Jobs são duas ótimas opções. Não escolha uma figura histórica de outras áreas, mantenha-se focado no trabalho que você deseja.


5º) Qual foi o seu primeiro amor?

Chase jura que essa foi uma pergunta realizada durante uma entrevista recente. Ela emoldurou seu primeiro amor como sua paixão pela profissão.


6º) Você acha que tamanho é documento?

O contexto no qual esta pergunta foi realizada foi um projeto onde três universidades de diferentes tamanhos estavam trabalhando juntos e o trabalho estava em um comum projeto. A melhor maneira de responder é por falar o que você precisaria saber a fim de encontrar a resposta.


7º) Você está planejando ter filhos?

Os empregadores devem se orientar mais antes de fazer uma pergunta como esta, porque existe um conjunto de leis federais que proíbem a discriminação no trabalho contra as mulheres grávidas.Mesmo assim se eles perguntarem a resposta correta seria 'não no momento'. Se você já tem filhos, deixe claro que você tem responsabilidades com as crianças. Se você está grávida, mas ainda não está aparentando seja honesta e diga a verdade.


8º) Você pretende se casar?

Sim, os empregadores fazem esta pergunta, principalmente às mulheres. A resposta correta: 'Se o homem ou a mulher certo/certa aparecer'.


9º) Onde você se vê em cinco anos?

Esta pergunta pode ser uma armadilha. Não diga que você quer exercer a função da qual está sendo entrevistado para por dois ou três anos e depois se tornar um. Em vez disso, diz Chase, diga 'este trabalho combina todas as minhas habilidades, eu quero crescer nele. Eu consigo me ver fazendo isso pelo resto da vida”.


10º) Qual é a cor do sucesso?

Mais uma das perguntas que ninguém nunca pensou. A resposta correta: Verde, a cor do dinheiro, porque isso significaria o nosso negócio é altamente rentável. Ou se você está sendo entrevistado para uma empresa sem fins lucrativos você pode dizer vermelho, porque queremos causar impacto.


Fonte: Portal Administradores
25/03/2014

Nenhum comentário: