sexta-feira, 14 de março de 2014

As melhores e piores expressões em um currículo, segundo recrutadores

Por: Letícia Arcoverde

Tão importante quanto ter experiência suficiente para montar um bom currículo é saber redigir o documento de um jeito que chame a atenção dos recrutadores. Nessas horas, evitar clichês e apostar em verbos que exemplifiquem as realizações profissionais são as melhores estratégias para impressionar os profissionais de RH.

É o que mostra uma pesquisa do site CareerBuilder com mais de dois mil gerentes americanos de recursos humanos, que listou os piores e os melhores termos encontrados em currículos. Segundo o levantamento, a maioria dos recrutadores (68%) gasta no máximo dois minutos ao analisar um currículo. Um em cada seis (17%) usa menos de 30 segundos na leitura.

Portanto, o melhor é não arriscar com termos como "pensar fora da caixa", "sinergia" ou "ir atrás", escolhidos por pelo menos 20% dos participantes como expressões que os fazem perder interesse no currículo. "Movido por resultados", "dinâmico" e "trabalha em equipe" também apareceram entre os termos pouco apreciados, com pelo menos 10% das escolhas negativas.

A pesquisa indica que usar verbos fortes é a melhor forma de transmitir a experiência profissional. Os mais escolhidos por recrutadores são "alcançou" (52%), "melhorou" (48%), "treinou/foi mentor de" (47%) e "gerenciou" (44%). "Recrutadores preferem palavras fortes que indiquem ação e definam experiências, habilidades e realizações específicas", diz Rosemary Haefner, vice-presidente de RH da CareerBuilder. "Termos subjetivos e clichês são encarados como negativos porque não transmitem nenhuma informação real. Ao invés de dizer que você é motivado por resultados, por exemplo, o melhor é mostrar resultados de verdade."

Veja a seguir a lista dos 15 termos que mais chamam a atenção dos recrutadores – de forma positiva:

1. “Alcançou” (52%)

2. “Melhorou” (48%)

3. “Treinou/Foi mentor de” (47%)

4. “Gerenciou” (44%)

5. “Criou” (43%)

6. “Resolveu” (40%)

7. “Voluntariou-se” (35%)

8. “Influenciou” (29%)

9. “Aumentou/Diminuiu” (28%)

10. “Ideias” (27%)

11.“Negociou” (25%)

12. “Lançou” (24%)

13. “Receita/Lucros” (23%)

14. “Dentro do orçamento” (16%)

15. “Ganhou” (13%)


Fonte: Valor Econômico
14/03/2014

Nenhum comentário: