quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O que é tendência de consumo em 2012

Embora seja difícil apontar caminhos seguros, a Trendwatching.com elenca 12 tendências que deverão pautar o universo do consumo nesse ano. Confira!

Se em tempos de “paz” já é difícil saber quais serão os produtos e serviços que farão sucesso no mundo dos negócios, fica ainda mais difícil prever movimentos de mercado num tempo em que Europa e Estados Unidos veem crises se arrastarem por tempo indeterminado.

Mesmo assim, a Trendwatching.com, empresa de monitoramento de tendências comerciais, apontou 12 tendências de consumo crucias para a sobrevivência dos empreendedores em 2012. A organização busca insights e inovações que sejam aplicáveis aos negócios em todo o mundo. As tendências elencadas pela Trendwatching.com valem para empresas de todos os tipos e tamanhos.

Embora algumas das tendências envolvam o desenvolvimento de produtos e serviços com alta tecnologia, como a criação de meios alternativos de pagamento que não envolvam o uso de dinheiro em espécie, a Trendwatching assegura que os conceitos considerados nesse tipo de tecnologia são ainda mais fáceis de serem assimilados por companhias menores.

Isso porque, segundo explica Luciana Stein, que representa as atividades da organização no Brasil, empresas menores conseguem mudar suas trajetórias mais rapidamente, sem precisar se preocupar em contrariar as ordens preexistentes.

“Mostre-nos um empreendedor de sucesso que não possa aplicar o Dealer-chic e oferecer aos seus clientes acordos ou descontos que os fará sentir inteligentes, excitados ou divertidos”, exemplifica.

Ela cita, também, as possibilidades de implantar os princípios do que a Trendwatching chama, na décima tendência apontada para 2012, de Recommerce – ou recomércio, na tradução livre para o português – em que qualquer empreendedor é estimulado a recomprar de seus clientes itens antigos ou, ao menos, conceder descontos na aquisição de um novo produto.

“Todos os empreendedores podem comprar de volta algo de seus clientes no caso de uma nova compra. E repassar os itens comprados a uma organização não governamental pode fomentar uma boa reputação também”, afirma.


Aplicação expressa

Já estamos em fevereiro e será que já não é tarde para começar a pensar em tendências para o ano? Segundo Luciana, não. Por se tratarem de tendências, é de se esperar que levem bastante tempo para que se disseminem na sociedade.

O exemplo citado por Luciana é dos jornais em papel, que ainda coexistem, há mais de uma década, com a imprensa online. “O impacto das principais tendências é, muitas vezes, sobre-estimado no curto prazo e super estimado no longo prazo. As principais tendências de consumo dizem respeito a profundas mudanças sociais e culturais, que desafiam as estruturas econômicas e legais estabelecidas”, analisa.

Confira um resumo das 12 tendências de consume mais importantes apontadas pela Trendwatching para o ano de 2012:

1 – Red Carpet / Tapete vermelho: os empreendedores têm de entender que os chineses são o novo público consumidor do mundo e, por isso, é crucial desenvolver produtos e serviços voltados exclusivamente para eles

2 – Diy Health [Do It Yourself]: os consumidores buscarão, cada vez mais, aparelhos para cuidar da saúde sozinhos. São gadgets que monitoram seus estados de saúde e que permitem a realização de auto-exames

3 – Dealer-chic: o ato de pechinchar ganhou importância para os clientes, que gostam de compartilhar os descontos, sentindo-se satisfeitos com um bom negócio. As empresas podem se beneficiar disso ao ganhar fama de boas negociadoras, criando novas formas de conceder descontos

4 – Eco-cycology: as marcas investem em tornar transparentes o ciclo de vida dos bens que comercializam, além de ajudar os clientes a enviarem produtos de suas marcas para reciclagem

5 – Cash-less: item que está há tempos nas listas de tendências, a redução no uso do dinheiro vivo ganha força nesse ano devido à expectativa de que Google e Mastercard invistam fortemente nessas tecnologias

6 – Bottom of the pyramid [Base da pirâmide urbana]: há um notável aumento da força dos consumidores de baixa renda que residem nas cidades. Os empreendedores devem voltar seus olhos para a força desse público consumidor

7 – Idle sourcing [contribuição sem esforço]: as pessoas cada vez mais querem fazer parte de algo grande e significativo, sem fazerem esforços por isso e terão grande sucesso os aplicativos que fazem o esforço pelas pessoas, como é o caso de recursos que, a partir do posicionamento dos usuários, monitoram o trânsito em grandes cidades

8 – Flawsome: sucesso tem mais a ver com estar alinhado com o que querem os consumidores do que com apresentar tecnologias novas o tempo todo. Isso significa que os consumidores estão preparados para receber bem marcas que expõem suas falhas e lidam com elas de maneira transparente, flexível e bem humorada

9 – Screen culture [cultura da tela]: cada vez mais a interação das pessoas com o mundo e, consequentemente, com as marcas, se dá por meio de telas. Os empreendedores precisam repensar a forma como suas marcas estão sendo vistas e vivenciadas por meio dos aparatos eletrônicos

10 – Recommerce [recomércio]: a cultura da troca do antigo por um novo, comum para carros e casas, agora se estende a outros produtos, como aparelhos, roupas e até experiências. A idéia é que sejam concedidos descontos para quem oferecer seus itens usados na troca por um novo, aliviando pressões financeiras e ambientais

11 – Emerging maturialism: com uma população cada vez mais urbana – e, portanto, conectada, moderna e madura –, os consumidores de todo o mundo estão cada vez mais dispostos a experimentar e a aceitar formas mais ousadas de marketing

12 – Point & Know [aponte e saiba]: com conexão à internet disponível para grande parte dos consumidores, a busca, para cada produto, será voltada á profundidade das informações, histórias, origens, comparações, preços. A tecnologia QR é exemplo disso.


Fonte: Portal HSM
16/02/2012

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