Mensagem enviada não significa necessariamente mensagem recebida. Por isso a forma como as empresas se comunicam com os seus colaboradores e como se desenvolve esse diálogo são questões tão importantes. A orientação é de Rozália Del Gaudio Soares Baptista, gerente de comunicação corporativa da C&A Brasil.
A executiva destaca que a a comunicação é o principal veículo transformador das estratégias e da liderança dentro de uma empresa. “Quando há um alinhamento, os funcionários entendem, acreditam e se sentem capazes de desempenhar iniciativas estratégicas”.
Ao assumir o cargo em 2008, Rozália percebeu, por meio de uma pesquisa de engajamento, que seriam muitos os desafios de gestão. “Havia um novo ambiente de negócios pós-crise, que necessitava de novas estratégias, valores e modelos de competência”, recorda.
De acordo com a gerente de comunicação, a meta na época era melhorar o engajamento dos colaboradores em pelo menos cinco pontos percentuais até a próxima pesquisa, que seria realizada dois anos depois. Para atingir esse objetivo foi preciso uma visão de longo prazo e alinhar as mudanças para que fossem consistentes e pudessem ter continuidade.
Rozália conta que nesse período foram definidos cinco passos estratégicos.
O primeiro passo foi mobilização e convenção, que contou com 27 encontros gerenciais e eventos simultâneos em todas as lojas. O segundo passo foi tornar a mudança visível por meio de ações internas como adesivos nas escadas e nas vagas de estacionamento, por exemplo.
Um fluxo estruturado de comunicação com a criação de uma newsletter, intranet e um jornal interno foi o terceiro passo. O quarto passo foi o reconhecimento das ações e o quinto e último passo, a manutenção dos resultados. “Com esse trabalho, o resultado foi um crescimento de dez pontos percentuais, superando a meta em cincto pontos percentuais definida no início”, afirma.
De acordo com a executiva, entre as iniciativas de sucesso que se destacam hoje no engajamento dos funcionários estão a newsletter C&A News e os cafés da manhã, que funcionam como reuniões de novos projetos. “A newsletter é enviada todas as terças-feiras aos colaboradores do escritório central, Back Office e gerentes das mais de 210 lojas no Brasil.
Os gerentes são estimulados a compartilhar com as equipes das lojas as notícias contidas no informativo, mantendo todos atualizados sobre os acontecimentos da empresa”, explica.
A newsletter também traz informações sobre as próximas coleções, campanhas e eventos, movimentações internas de profissionais, entrevistas que contam o perfil das clientes para que seja possível conhecê-las melhor e os resultados de lojas que se destacaram nas vendas.
Já os cafés da manhã acontecem trimestralmente e conta com a participação das equipes envolvidas em projetos especiais, além de toda a liderança da empresa. Nessas ocasiões são reconhecidos o trabalho e as conquistas de cada profissional e de seus respectivos grupos. A ideia é continuar investindo nessas e em novas ações de comunicação em 2012, mas ainda é preciso consolidá-las antes de divulgá-las, de acordo com a empresa.
Rozália conclui que o papel principal da comunicação é dar brilho e crítica à área de gestão de pessoas. Trata-se de um trabalho conjunto e o processo de reconhecimento é importante.
“É preciso conversar com o público interno dentro da sua diversidade e tão importante quanto o que se diz é a maneira como se diz”.
Fonte: Movimento Brasil
17/02/2012
17/02/2012
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