domingo, 11 de setembro de 2011

A empresa dos sonhos sob o olhar dos jovens

Profissionais da geração Y têm levado empresas a abrir mão de culturas tradicionais para instituir novas formas de gestão

As empresas estão cada vez mais ávidas por contratar profissionais dotados de um bom equilíbrio entre características como interesse, atitude e iniciativa, além de predisposição para aprender novos conceitos e soluções para novos problemas que atinja os resultados estratégicos propostos.

A lista de exigências não é mais unilateral, o que significa que os profissionais – em especial os jovens – também estão cada vez mais atentos na avaliação do que as empresas podem oferecer para suas vidas profissionais e pesando os prós e contras de empresas que demonstram valores diversos dos seus.

Se as empresas exigem dos profissionais habilidades e características como conhecimento de idiomas, participação em entidades acadêmicas, iniciação científica, intercâmbio e trabalhos voluntários, por exemplo, os profissionais esperam que elas os auxiliem a obter tais diferenciais competitivos tão estimados pelo mercado.

Segundo a pesquisa conduzida pela CareerBuilder e a Harris Interactive, as empresas têm se mobilizado para atender a essa nova demanda. Após entrevistar 2,5 mil profissionais de recursos humanos e gestores de pessoas, a pesquisa constatou que a chamada geração Y tem questionado cada vez mais os estilos de gestão e comunicação consolidados nas corporações.

Primando pela liberdade, 49% dos profissionais da geração y preferem se comunicar por meio de ferramentas tecnológicas (blogs, comunicadores instantâneos e mensagens de texto).

Já a pesquisa realizada anualmente pela Cia. de Talentos, em parceria com a NextView e a TNS e batizada de Empresas dos Sonhos dos Jovens, avalia mais de 35 mil respostas de universitários e recém-formados de cinco regiões do País, com a finalidade de oferecer subsídios às empresas para atração, seleção, integração, desenvolvimento e retenção dos jovens, dentro de sua cultura organizacional e de seu modelo de negócios. Confira as respostas mais ouvidas:

Como escolhem?

  • Bom ambiente de trabalho
  • Possibilidade de desenvolvimento
  • Qualidade de vida: significado no que está fazendo; senso de propósito
  • Crescimento profissional
  • Boa imagem no mercado (reputação, integridade, valores)

Como avaliam?
  • Meios de comunicação = 58%
  • Imagem da empresa = 57%
  • Por alguém que trabalha lá = 41%

Gostariam de ser líder?



      * Sim = 87%
      * Não = 13%


Vantagens = ter a caneta para tomar decisões. Desvantagens = muita pressão; influenciar a vida das pessoas.

O que querem os jovens
O que as empresas oferecem
74% dizem que os membros da geração Y querem ganhar mais
57% introduziram horários flexíveis
61% dizem que a geração Y quer horário flexível
33% implementaram programas de reconhecimento
56% dizem que a geração Y espera ser promovida dentro de um ano
26% permitiram acesso a novas tecnologias
37% acreditam que os profissionais da geração Y querem acesso ao que há de melhor em tecnologia
26% aumentaram salários e bônus
68% disseram que querem ficar mais de sete anos
24% aumentaram os programas de treinamento
20% pagam por celulares e Blackberrys
18% oferecem opções de trabalho remoto


 
Fonte: Portal HSM
11/09/2011

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