As empresas estão cada vez mais ávidas por contratar profissionais dotados de um bom equilíbrio entre características como interesse, atitude e iniciativa, além de predisposição para aprender novos conceitos e soluções para novos problemas que atinja os resultados estratégicos propostos.
A lista de exigências não é mais unilateral, o que significa que os profissionais – em especial os jovens – também estão cada vez mais atentos na avaliação do que as empresas podem oferecer para suas vidas profissionais e pesando os prós e contras de empresas que demonstram valores diversos dos seus.
Se as empresas exigem dos profissionais habilidades e características como conhecimento de idiomas, participação em entidades acadêmicas, iniciação científica, intercâmbio e trabalhos voluntários, por exemplo, os profissionais esperam que elas os auxiliem a obter tais diferenciais competitivos tão estimados pelo mercado.
Segundo a pesquisa conduzida pela CareerBuilder e a Harris Interactive, as empresas têm se mobilizado para atender a essa nova demanda. Após entrevistar 2,5 mil profissionais de recursos humanos e gestores de pessoas, a pesquisa constatou que a chamada geração Y tem questionado cada vez mais os estilos de gestão e comunicação consolidados nas corporações.
Primando pela liberdade, 49% dos profissionais da geração y preferem se comunicar por meio de ferramentas tecnológicas (blogs, comunicadores instantâneos e mensagens de texto).
Já a pesquisa realizada anualmente pela Cia. de Talentos, em parceria com a NextView e a TNS e batizada de Empresas dos Sonhos dos Jovens, avalia mais de 35 mil respostas de universitários e recém-formados de cinco regiões do País, com a finalidade de oferecer subsídios às empresas para atração, seleção, integração, desenvolvimento e retenção dos jovens, dentro de sua cultura organizacional e de seu modelo de negócios. Confira as respostas mais ouvidas:
Como escolhem?
- Bom ambiente de trabalho
- Possibilidade de desenvolvimento
- Qualidade de vida: significado no que está fazendo; senso de propósito
- Crescimento profissional
- Boa imagem no mercado (reputação, integridade, valores)
Como avaliam?
- Meios de comunicação = 58%
- Imagem da empresa = 57%
- Por alguém que trabalha lá = 41%
Gostariam de ser líder?
* Sim = 87%
* Não = 13%
Vantagens = ter a caneta para tomar decisões. Desvantagens = muita pressão; influenciar a vida das pessoas.
O que querem os jovens | O que as empresas oferecem |
74% dizem que os membros da geração Y querem ganhar mais | 57% introduziram horários flexíveis |
61% dizem que a geração Y quer horário flexível | 33% implementaram programas de reconhecimento |
56% dizem que a geração Y espera ser promovida dentro de um ano | 26% permitiram acesso a novas tecnologias |
37% acreditam que os profissionais da geração Y querem acesso ao que há de melhor em tecnologia | 26% aumentaram salários e bônus |
68% disseram que querem ficar mais de sete anos | 24% aumentaram os programas de treinamento |
20% pagam por celulares e Blackberrys | |
18% oferecem opções de trabalho remoto |
Fonte: Portal HSM
11/09/2011
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