quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Brasil lidera setor financeiro em ranking

Itaúsa – Investimentos Itaú encabeça a lista do setor financeiro do Sustainability Yearbook 2011

As melhores práticas em sustentabilidade reunidas no *Sustainability Yearbook 2011, elaborado pelas consultorias Pricewaterhousecoopers (PwC) e Sustainable Asset Management (SAM), traz o Brasil como o único país da América Latina a liderar um dos 58 setores pesquisados – Serviços Financeiros.

Para João Francisco de Carvalho Pinto Santos, sócio-diretor da The Key - Organizações e Marcas Cidadãs, por meio de metodologias específicas os rankings tangibilizam a sustentabilidade, possibilitando a mensuração das ações realizadas, bem como seu acompanhamento e evolução.

“Por meio de ações sustentáveis e do reconhecimento de um ranking, a empresa atesta sua capacidade em planejar e seguir um sistema de gestão ambiental eficiente. Por outro lado, passa a ser fiscalizada com maior rigor, o que pode gerar vulnerabilidades”, aponta Santos.

A brasileira Itaúsa – Investimentos Itaú encabeça a lista do setor financeiro. A empresa implementou uma Política de Sustentabilidade, em 2009, e desde então, trabalha para a redução dos impactos de suas operações no meio ambiente e na sociedade.

“A sustentabilidade está na essência do nosso negócio. E é por isso que procuramos combinar consistentemente desempenho financeiro e competência gerencial com atitudes que privilegiam a ética e a transparência. Esse é o nosso diferencial competitivo e o elemento motriz para alcançarmos importantes resultados”, afirma Roberto Setubal, presidente do Banco Itaú.

Entre as principais ações, que renderam a companhia o destaque no ranking, estão práticas para facilitar a comunicação com os clientes, como criação das Dicas de Uso Consciente e Sumário Executivo do Cartão de Crédito.

A parceria do Itaúsa com órgãos de defesa do consumidor foi reforçada para otimizar os processos nas relações de consumo. Iniciativas como a TV Itaú Corretora, Simulador Projeto Vida, Hipercard e Colaboradores Endividados ajudam a promover a educação financeira e a redução do endividamento. A inclusão econômica e social foi reforçada como a ampliação das práticas de Microfinanças.

No quesito ambiental, foram incorporados materiais e tecnologias ecoeficientes, como persianas reflexivas, que diminuem o calor e permitem o uso do ar condicionado em potência reduzida. Já as soluções de TI Verde evitam emissões de CO2, e possibilitam a virtualização de servidores.

Usando o exemplo do Itaú, João Francisco de Carvalho Pinto Santos, sócio-diretor da The Key, chama atenção para o fato de que a sustentabilidade deve ser analisada como uma questão de risco e oportunidade. As empresas investem nela para minimizar seus riscos.

“Ao desenvolver indicadores humanos e sociais, por exemplo, a companhia ganha não só em eficiência operacional, com funcionários mais dedicados e motivados, como também agrega valor a marca, como uma empresa socialmente responsável, trazendo vantagem competitiva ao negócio”, conclui o sócio diretor da The Key.

* A reportagem publicada na Revista HSM Management, edição 87, de Julho-Agosto 2011, traz o ranking completo e conta um pouco mais sobre as ações da segunda empresa de alimentos mais sustentável do mundo – a Nestlé. A companhia suíça se destacou por suas estratégias relacionadas ao uso da água. O Ranking analisou 58 setores da economia e mais de 2.000 companhias, entre as 2.500 maiores empresas do mundo, segundo o índice Dow Jones Global Total Stock Market Index.



Fonte: Portal HSM
21/09/2011

Nenhum comentário: