sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Conheça as regalias dos estagiários no Facebook, Google, Yahoo e outras empresas do Vale do Silício

Não é pelos "privilégios" que os recém-formados escolhem as companhias em que vão trabalhar, mas com tantas vantagens, não há candidato que resista

Estagiário chega de bicicleta ao Google (Foto: Reprodução/Youtube)
A maioria dos recém-formados e estudantes levanta as mãos para os céus ao descobrir que seu trabalho inclui mais do que preencher documentos. Nas grandes empresas do Vale do Silício, porém, o que chama atenção dos candidatos não é somente o destaque no currículo, mas as (muitas) regalias oferecidas pelas grandes companhias.

As vantagens vão desde anuidades gratuitas em academias a shows com alguns dos músicos mais famosos, como destaca a Business Insider.



Facebook

A empresa criada por Mark Zuckerberg foi a mais votada por estagiários no site Glassdoor como melhor para trabalhar – e é fácil entender a razão. Uma ex-estagiária contou ao Business Insider que os escritórios da empresa parecem “campi universitários” elevados à enésima potência. Os estagiários são convidados para festas, têm comida de graça, competem em torneios de queimada e até participam de reuniões com o próprio Zuckerberg.


Microsoft

A empresa mantém seus estagiários motivados com muitas regalias, incluindo acesso antecipado a suas novas tecnologias. Durante a Semana de Iniciação dos Estagiários, os novatos são levados de avião para o escritório central em Redmond, onde participam de conversas com executivos, atividades ao ar livre, tudo com o benefício da comida gourmet gratuita. No último dia, eles são transportados para um local “secreto”. Um ex-estagiário contou que sua turma foi até a sede da Boeing, onde curtiu shows de Macklemore e Deadmau5. Este ano, o show ficou por conta do Maroon 5.


Google

Com “open bar” e mesas de cassino, o clima ferve nos cruzeiros para estagiários do Google, que navegam pela baía de São Francisco. Além de acomodação de luxo, os estagiários tem horário flexível de trabalho, que lhes permite realizar outras atividades durante o dia. Eles também recebem créditos para utilizar cadeiras de massagem espalhadas pelo campus da empresa e podem, sim, tirar uma soneca ou esfriar a cabeça em uma das 20 cafeterias gourmet. Está bom para você?


Intel

A empresa se preocupa mais com o desenvolvimento da carreira de seus estagiários. Além de bebidas de graça, comida e serviços de lavanderia, a Universidade Intel oferece cursos de gerência e valores corporativos, assim como aulas que ensinam como se sair bem em entrevistas e montar um currículo matador. A cada semana, executivos mantêm uma conversa com os estagiários sobre o mercado profissional.


Dropbox

Um estagiário contou que a empresa oferece um fim de semana orientado aos pais, quando os responsáveis são convidados a visitar o escritório de São Francisco por dois dias, com todas as despesas pagas. Os pais recebem informações sobre a empresa e como seus filhos poderiam se desenvolver na companhia. Os estagiários têm direito a massagens e até aulas profissionais de pingue-pongue, além de uma sala de música com uma grande variedade de instrumentos musicais para improvisar a qualquer momento. Por fim: estagiários ganham uma cota invejável em seu Dropbox vitalício.

Mark Zuckerberg caminha entre as mesas ocupadas por estagiários no Facebook (Foto: Getty Images)

Apple

Os estagiários têm direito a passeios regulares de Cupertino até São Francisco para jogos de vôlei e jantares nos restaurantes locais. Eles também participam de palestras com altos executivos da Apple, incluindo o próprio CEO Tim Cook – e têm o privilégio de conhecer antecipadamente os lançamentos da empresa antes do anúncio oficial. Vale lembrar que eles têm um contrato para não revelar os segredos da empresa, nem contar a amigos ou familiares em que projetos estão trabalhando.


eBay

Uma estagiária que trabalhou em Nova York descreveu sua temporada na empresa como “inexplicavelmente incrível”. Como outras companhias do Vale do Silício, o eBay adota o horário flexível de trabalho e oferece massagens às segundas-feiras, palestras às terças e sanduíches e bagels às quartas. Festas na cobertura acontecem com regularidade, além de ingressos gratuitos para assistir a jogos de beisebol no estádio dos Yankees.


LinkedIn

A empresa entende a importância de se manter jovem – até mesmo infantil – por dentro. O LinkedIn oferece aos estagiários passeios à Disneylândia na Califórnia, além de cruzeiros na baía de São Francisco. Eles participam ainda de jogos com armas de mira laser e festas. Um estagiário afirmou que a maior vantagem é o “acesso direto e aberto a pessoas e conhecimento”, assim como a chance de encontrar palestrantes famosos das mais diversas áreas.


Yahoo!

Um ex-estagiário da empresa contou ao Reddit que além dos benefícios oferecidos por empresas de tecnologia – cultura geek, boa comida nas cafeterias, instalações incríveis –, ele adorou as aulas oferecidas aos funcionários. E elogiou o clima tranquilo no Yahoo!, dizendo que “os funcionários parecem trabalhar de dez a doze horas por dia, mas todo mundo é desestressado”.



Fonte: ÉPOCA Negócios

Nenhum comentário: