sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Aposte nas redes sociais

Não importa o tamanho da empresa, mas marcar presença nas redes sociais deve fazer cada vez mais parte da rotina dos negócios em 2012. De acordo com o especialista em mídias digitais e coordenador dos cursos relacionados ao tema na ESPM, Gil Giardelli, esse será o ano no qual mais e mais as pessoas vão se comunicar nas redes sociais para se encontrarem e colherem frutos na vida real. E, certamente, as marcas é que serão as curadoras destas experiências.

Além disso, segundo o especialista, com consumidores cada dia mais conectados e engajados por meio dos smartphones e tablets, as empresas em 2012 terão que ser melhores e mais humanas. Nesse novo cenário, nenhum consumidor ou cliente deve ficar sem resposta a uma reclamação ou a troca de um produto com defeito, por exemplo.

Outro fator importante, além do relacionamento, é que o bom uso das redes também reflete positivamente na receita. Dados de uma pesquisa realizada em 2010 pelo Altimer Group e Wetpaint para a revista Business Week, com as 100 empresas mais valiosas ao redor do globo, já mostravam que os empreendimentos com investimento em mídias sociais apresentam melhores resultados e alcançam receitas finais mais recheadas. Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano.

As empresas devem ter sempre em mente que há benefícios maiores em utilizar as redes sociais, pois elas aceleram os processos de negócios. Se usadas de forma adequada podem evitar a duplicidade de informações, aumentar o trabalho colaborativo e melhorar o conhecimento coletivo e a imagem da empresa.

Tendo em vista esse argumentos, não podem faltar na agenda das empresas presentes nas redes em 2012 ações como a total transparência de seus produtos e serviços, profissionais preparados para lidar com esse consumidor sempre conectado, além de estratégias de aproximação como promoções exclusivas para quem está nesse ambiente. O momento agora é de consolidar. E, para quem ainda não aderiu, de não perder mais tempo.


Fonte: Blog HSM
27/01/2012

Nenhum comentário: