sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ações que funcionam na prática

Empresas como Intel e Gartner afirmam que a implementação de rotinas simples e cuidado na aquisição de novos equipamentos podem gerar grande ganho sustentável

Criar um departamento de Tecnologia da Informação (TI) sustentável traz inúmeros ganhos para o empreendedor, a começar pelo bolso. Equipamentos de datacenters e computadores precisam de muita energia e de locais refrigerados para operarem com qualidade. E manter esse ecossistema favorável às máquinas consome até de 60% de todo custo de energia de uma empresa.

Para conseguir uma redução expressiva na conta de luz, pesquise bem os equipamentos antes de comprá-los. Alguns aparelhos chegam a consumir 65% menos energia elétrica que seus concorrentes diretos.

Mauricio Ruiz, diretor da Intel Brasil, observa ainda que, mais do que escolher bem o equipamento na hora da compra, é importante verificar com que frequência eles estão sendo atualizados. “A diferença entre o consumo de energia de um computador atual e outro com mais de quatro anos pode passar dos 100%”, garante.

Outro item que pode ajudar na economia de energia é não manter máquinas ligadas sem utilidade, como nos finais de semana ou durante a noite. Além de baratear a conta de luz, ajuda a conter o crescimento acelerado das emissões globais de gás carbônico – um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

A poluição

Produtos e processos associados à área de TI são considerados pelos cientistas os maiores vilões nesse cenário, respondendo por quase 3% do total de emissões. A previsão da consultoria Gartner, autora do levantamento, é de que esses percentuais tripliquem até 2020 se os empresários não mudarem sua postura com relação ao tema.

Para conter essa degradação ambiental, é importante montar uma estratégia em TI que privilegie a aquisição de equipamentos eficientes do ponto de vista energético, respeitando os períodos para trocas de equipamentos e implementando processos simples na rotina da empresa.

No caso dos servidores, o consumo de energia é maior e, portanto, equipamentos eficientes energeticamente precisam de menos estrutura térmica e tendem a operar sem necessidade de resfriamento, assim como optar por instalar datacenters em locais arejados e amplos para facilitar o controle de uma temperatura baixa, incapaz de danificar os aparelhos.

Economizando com a “nuvem”

Terceirizar o armazenamento e o processamento de dados por meio de um servidor remoto pode trazer ganhos aos empreendedores na medida em que dispensa investimentos em profissionais, aparelhos e manutenção.

É por conta dessa vantagem competitiva que o cloud computing vem ganhando adeptos mundo afora. Entretanto, é importante para a empresa e para o empreendedor verificar se o datacenter para onde ele está transferindo os dados também seguem normas de sustentabilidade. Caso contrário, só estamos transferindo o problema de um ponto para outro.

O manejo correto dos equipamentos eletrônicos é outra tarefa que tem impacto direto com questões econômicas, ambientais e sociais, explica Ruiz. Esses equipamentos são nocivos à natureza e possuem inúmeros compostos químicos altamente tóxicos, capazes de contaminar áreas imensas e intoxicar pessoas, causando ainda prejuízos sociais. Do ponto de vista econômico, alguns metais utilizados na fabricação de computadores tem alto valor de mercado e podem ser reutilizados em novas máquinas.

Fonte: Portal HSM
27/01/2012

Nenhum comentário: